Grupos de Pesquisa

Nesta página, Listamos grupos de pesquisa que são liderados ou integrados por membros do Corpo Social do PPGLC-UFRJ.

Descrição

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade e o Grupo de Pesquisa ATRIVM / UFMS – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade foram elaborados em 2018. Desse modo, o Lab. possui vínculos institucionais com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFMS e o Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado Profissional da UEMS. Ademais integra as atividades do Museu de Arqueologia e o Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS. O laboratório apresenta uma proposta de parcerias institucionais com outras IES nacionais e internacionais, principalmente, com o Museu Histórico Nacional, o Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ e a Universidade do Minho. O laboratório valoriza a construção teórica e metodológica por um viés interdisciplinar ou, como se pensa na atualidade, transdisciplinar. Logo, se fundamenta como um espaço de diálogo entre as áreas de História, Literatura, Arqueologia, Filosofia, Antropologia, Artes, Tecnologias da Computação, Humanidades Digitais e Práticas de Ensino. Entre as atividades desenvolvidas, destacamos o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação para o ensino-aprendizagem. O laboratório apresenta um acervo de numismática, utilizado para pesquisa, ensino, extensão e inovação científica. Os materiais somam mais de cinco mil itens de cédulas, carimbos e moedas que abrangem a Antiguidade Greco-Romana, Bizantina, Medieval, Moderna e a História Brasil. Soma-se aos materiais a coleção de selos. O acervo é composto por doadores da comunidade universitária e sul-mato-grossense, bem como a Sociedade Numismática Brasileira e o Museu Histórico Nacional reforçando o seu compromisso na salvaguarda de bens musealizados para a comunidade regional e nacional em nossa coleção, tal como preconizado pelo ICOM e o IBRAM. 

BRATHAIR – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos

Descrição

O BRATHAIR nasceu ligado à Associação Brasileira de Estudos Medievais (1999). O primeiro objetivo ou intenção do BRATHAIR é a mútua colaboração entre os pesquisadores, através da convivência, do estímulo, do intercâmbio de bibliografia e da comunicação de resultados de pesquisa, o que configura a participação efetiva de todos enquanto estudiosos, no sentido da geração de conhecimento. Como segundo objetivo, aspira-se a um maior campo de trabalho com a Antiguidade e com a Idade Média, com visão inter e transdisciplinar via Literatura, Filologia, História, Arqueologia, Artes, Folclore e Religião. Contribui para a implantação de um campo de experimentação teórico-prático comum, centrado nos mundos celta e germânico. O grupo possui uma revista, a Brathair (1519-9053), e já realizou 10 Simpósios Internacionais (UFRJ, 2004; UFSC, 2006; UFSJ, 2008; UFMA, 2010; UFF, 2012; UNIFAP, 2014; UFMA, 2016, UFPel, 2018, UFMA, 2022, UFPR, 2024) e também Ciclos de Debates on line desde 2020.

Membros efetivos

Adriana Maria de Souza Zierer (UEMA), Adriene Baron Tacla (UFF), Alex Silva Costa (UFMA), Álvaro Alfredo Bragança Júnior (UFRJ), Arlete Jose Mota (UFRJ), Assunção Maria Muccillo de Medeiros Neta, Brunno Oliveira Araujo (Colégio Pedro II, RJ), Elisangela Coelho Morais (UFMA), Elton Oliveira Souza de Medeiros (UFPR), Isabela de Albuquerque Rosado do Nascimento (UFPE), João Eduardo Pinto Basto Lupi (Universidade Católica de Portugal), Marcus Baccega (International Arthurian Society, North-American Branch, Estados Unidos), Maria de Nazareth Corrêa Accioli Lobato (UFRJ), Moises Romanazzi Torres (UFSJ), Patricia Marques de Souza (Fundação Universitária Iberoamericana, Florianópolis), Solange Pereira Oliveira (UFF), Tiago Augusto Nápoli (USP).

Discentes do PPGLC-UFRJ integrantes do grupo: Bárbara Jugurta, Nanā de Alcântara.

Cátedra Unesco Archai (Universidade de Brasília)

Descrição

Com a intenção de uma correta compreensão do processo de formação da filosofia e do pensamento ocidental em suas origens, o problema que orienta a pesquisa da Cátedra UNESCO Archai é de ordem historiográfica e nasce do mal-estar experimentado diante de uma historiografia de cunho excessivamente racionalista que pensa a filosofia como saber, de alguma forma, estanque, independente de seu contexto, de maneira especial em seu período formativo. A proposta de trabalho historiográfico-filosófico da Cátedra UNESCO Archai: as origens do pensamento ocidental tem como intenção, portanto, lançar um diferente olhar na história e nas origens do pensamento ocidental, em busca de novos caminhos de interpretação que permitam compreender as origens da filosofia como um processo enraizado no solo da cultura grega antiga, em contraposição às lectiones maiores de uma historiografia filosófica racionalista que pensa a filosofia antiga como algo “outro” ou “contrário” ao complexo e variado mundo da sophía e da cultura antiga em geral. A questão se torna relevante em virtude das consequências que a “narrativa” sobre as origens do pensamento ocidental acarreta na compreensão da própria episteme ocidental. A ciência ocidental lança mão, genealogicamente e, às vezes, quase que etiologicamente, na tentativa de justificar sua pretensão de verdade absoluta e universal, de um mito das origens que está fundamentado numa visão demasiadamente racionalista e asséptica da filosofia clássica em suas origens.

Coordenador:  Gabriele Cornelli (Universidade de Brasília).

Pesquisadores(as) doutores(as): Agatha Bacelar (UnB);  Aldo Dinucci (UFS); Beatriz de Paoli (UFRJ); Camila Condilo (UnB); Celso Vieira (UnB); Edrisi Fernandes (UFRN); Eduardo Wolf (UnB); Erick Araujo (UnB); Felipe Ramos Gall (UnB); Fernanda Alvares Freire (Universidade de Münster); Flávia Vasconcellos Amaral (University of Winnipeg); Gilson Charles dos Santos (UnB); Irley Franco (PUC-Rio); Lethícia Ouro  (UnB); Loraine Oliveira (UFPE); Luca Pitteloud (UFABC / Universidad Autónoma de Madrid); Marcus Mota (UnB); Maria Cecília Gomes dos Reis (UFABC); Pedro Ivo (UnB); Pedro Mauricio Garcia Dotto (UnB / IFILNOVA, Portugal); Rafael Pitt (UNIFAP); Renato Matoso (PUC-Rio); Rodrigo Brito (UFRRJ); Rosane Maia (UnB); Sandra Rocha (UnB); Silvio Marino (UnB); Vicente Thiago Freire Brazil (UEC).

Pesquisadores(as) pós-graduandos(as): Andre da Paz (UnB); Ariadne Coelho (Universidade de Coimbra); Arthur Gabriel Sobreira (UnB); Danillo Cesar (UnB); Erick D’Luca (UnB); Fernanda Pio (UnB); Gabrielle Cavalcante (UnB / UFC); Henrique Guimarães (UnB); Isadora Costa Fernandes (UnB); João P. Dantas (UnB); Leonardo Alcântara (UnB); Leonardo Guimarães (UnB); Lorena Ferreira (UnB); Mariana Belchior (UnB); Milena Ribeiro (UnB); Tadeu Cavalcante (UnB) ; Thiago Rodrigo Oliveira Costa (UFRB).

Pesquisadores(as) graduandos(as): Ana Carolina de Oliveira Rocha (UnB); Helena Araújo Franzon (UnB); Pedro Garcia de Marco (UnB).

Estudos sobre o Teatro Antigo (USP)

Descrição

O Grupo de Pesquisa “Estudos sobre o Teatro Antigo” reúne pesquisadores e estudantes de pós-graduação da área de Letras Clássicas, dedicados ao estudo do teatro greco-latino, sob a coordenação da Profa. Dra. Adriane da Silva Duarte (USP). Formado em 2002, o grupo está vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP e foi certificado pela instituição junto ao CNPq. É  também filiado aos Grupos de Estudo da SBEC — Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos — desde 2009. Página do grupo: https://teatro.warj.med.br/sobre.asp

Coordenadora: Adriane da Silva Duarte (USP).

Pesquisadores(as) doutores(as): Beatriz Cristina de Paoli Correia (UFRJ); Carol Martins da Rocha (UFJF); Christian Werner (USP); Clara Lacerda Crepaldi (USP); Cristina de Souza Agostini (UFMS); Fernanda Messeder Moura (UFRJ); Isabella Tardin Cardoso (UNICAMP); José Antonio Alves Torrano (USP); Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (UFMG); Maria Cristina Rodrigues da Silva Franciscato (USP);  Milton Luiz Torres (UNASP); Orlando Luiz de Araújo (UFC); Renata Cazarini de Freitas (UFF); Wilson Alves Ribeiro Jr. (USP).

Discentes do PPGLC-UFRJ integrantes do grupo: Fellipe Duarte da Silva Alves de Sousa, Nathalia da Silva Caetano.

Entre retórica e gramática grega e latina

Descrição

Formado em 2006 e liderado pelo Professor Marcos Martinho dos Santos (USP), o grupo de pesquisa “Entre gramática e retórica grega e latina” é composto por docentes e alunos de diversas instituições do país e aborda as seguintes linhas de pesquisa: a retórica e oratória de Cícero, declamação latina, gramáticos e rétores gregos e latinos, métrica no verso e na prosa, bem como relações entre retórica e poética. Demais informações sobre o grupo podem ser acessadas no seguinte endereço do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Laboratório de Estudos Clássicos

Descrição

O LEC-UFF é um grupo de pesquisa que reúne uma comunidade de interessados nos estudos do mundo antigo em um espaço coletivo de troca e desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense. O LEC congrega professores e alunos (de graduação e pós-graduação) de Língua e Literatura Grega e Latina, de História Antiga e Medieval, de Filosofia, de Estudos da Tradução e da Recepção, e outras áreas afins. A produção bibliográfica e de eventos do LEC-UFF está disponível em: http://lec.uff.br/.

LHER – Laboratório Histórico de Experiências Religiosas

Descrição

O Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) surgiu em 2014, sendo formado por historiadores, teólogos, cientistas sociais, arqueólogos e outros cientistas que desenvolvem pesquisas a respeito do fenômeno religioso, seus desdobramentos e imbricaremos (como a raça e o gênero) na coletividade, sob os diferentes olhares e recortes temporais. O LHER é resultante da iniciativa do historiador André Leonardo Chevitarese, professor titular do Instituto de História da UFRJ. Com o intuito de proporcionar um intercâmbio de pesquisadores de áreas e centros intelectuais e culturais distintos, o LHER busca ser um espaço de incentivo à produção acadêmica no que concerne ao estudo da religião em suas diversas recepções. Além disso, oportunizar o debate e a formulação de novos recortes teóricos e metodológicos sobre o tema dentro da universidade para discentes da graduação e da pós-graduação, bem como realizar debates fora dos muros da universidade. Portanto, o laboratório busca realizar da maneira mais democrática possível, o alargamento e aprofundamento de intercâmbios entre pessoas que pesquisam religiões e religiosidades, além de investir em seu processo de midiatização via internet (site, facebook), uma vez que buscamos ampliar nossos horizontes, para além do espaço acadêmico.

LALIA – Laboratório de Línguas Antigas da UFRRJ

Descrição

A história antiga pressupõe o contato direto com fontes e literatura especializada ainda muito incipientes no Brasil. O presente grupo de pesquisa pretende promover cursos, debates e projetos que favoreçam o aprendizado de línguas antigas clássicas, como o Latim e o Grego, o Egípcio antigo e o Acádio, bem como o Hebraico. Ferramentas importantes para os estudiosos da antiguidade, particularmente quanto ao acesso a uma tradução direta das fontes documentais e literatura para o português.

NEC-FBN – Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional

 

Descrição

O Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional (NEC-FBN) constitui um grupo de pesquisa vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O NEC-FBN contempla, fundamentalmente, atividades de pesquisa sobre línguas e literaturas clássicas (gregas e latinas) em obras antigas e modernas, bem como sobre práticas pedagógicas e livros de línguas e literaturas clássicas, a partir de itens depositados na FBN e contribui para o conhecimento, tratamento e divulgação do acervo dessa instituição. O NEC-FBN configura-se como um grupo de pesquisa que contempla, ainda, a pesquisa científica articulada a atividades acadêmicas de Ensino e Extensão, como apoio à formação de pesquisadores em diversos níveis, visando a fomentar o desenvolvimento, aprofundamento e a divulgação dos Estudos dos Clássicos no Brasil e no exterior, por meio de publicações e de produção de objetos digitais (edições digitais, digitalizações de itens do acervo da FBN, aplicativos, recursos para pesquisadores e professores etc.), eventos acadêmicos e culturais, cursos e atividades extensionistas.

Nossos objetivos gerais: 1) Produzir e difundir conhecimento científico na área de Letras Clássicas, articulado ao acervo da FBN; 2) Colaborar para a integração entre a FBN, instituições custodiadoras de acervos brasileiras e estrangeiras, universidades e escolas; 3) Oferecer apoio e suporte técnico-científico na área de Letras Clássicas à FBN; 4) Promover intercâmbios entre pesquisadores, técnicos e discentes de instituições brasileiras e estrangeiras através de projetos de pesquisa e de extensão em cooperação; 5) Proporcionar formação continuada a servidores da FBN e de outras instituições custodiadoras de acervos brasileiras, por meio de cursos e minicursos, palestras e conferências.

Nossos objetivos específicos: 1) Abrigar projetos de pesquisa científica na área de Letras Clássicas relacionados ao Ensino Universitário em nível de Graduação e Pós-Graduação, articulados ao acervo da FBN; 2) Abrigar projetos de pesquisa científica na área de Letras Clássicas relacionados à Educação Básica em nível Fundamental e Médio, articulados ao acervo da FBN; 3) Produzir eventos científicos e culturais no país e no exterior, em universidades e escolas, como feiras culturais, seminários, congressos, simpósios, encontros, entre outros, que incluam a participação de pesquisadores, técnicos e discentes; 4) Incentivar a produção de artigos, textos científicos, materiais (para)didáticos, coletâneas de conferências, palestras, comunicações, livros e material audiovisual elaborados individual ou coletivamente por membros do grupo.

Membros Efetivos

Ana Lúcia Merege Correia (FBN), Arlete Jose Mota (UFRJ), Arthur Rodrigues Pereira Santos (UFF), Celso Garcia de Araújo Ramalho (UFRJ), Charlene dos Santos França (SEEDUC-RJ), Eduardo da Silva de Freitas (UFRJ), Elisa Costa Brandão de Carvalho (UERJ), Fábio Frohwein de Salles Moniz (UFRJ, líder), Félix Jácome Neto (UFPB), Fernanda Messeder Moura (UFRJ), Francisco de Assis Florencio (UERJ), Heloísa Maria Moraes Moreira Penna (UFMG), Iuri Azevedo Lapa e Silva (FBN), Lucas Matheus Caminiti Amaya (UFRJ), Marcos José de Araújo Caldas (UFRRJ), Maria Cristina da Silva Martins (UFRGS), Maria Olívia de Quadros Saraiva (UFMG), Matheus Trevizam (UFMG), Pedro Baroni Schmidt (UFRJ), Pedro da Silva Barbosa (UFRJ), Pedro Ribeiro Martins (UFRJ), Rafael Nogueira de Carvalho Frate (USP), Rainer Guggenberger (UFRJ, líder), Renan Moreira Junqueira (UFRJ), Renata Soneghetti Cauper Pinto (SEEDUC-RJ), Ricardo de Souza Nogueira (UFRJ), Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet (UFMG), Sandra Regina Guimarães (UFRJ), Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk (UFRJ), Tania Cristina Tavares Correa Valladão (SEEDUC-RJ | UFF), Tiago Bentivoglio da Silva (USP), Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda (UFRJ).

Pesquisadores Colaboradores

Ana Alexandra Alves de Sousa (Univerisdade de Lisboa, Portugal), Carol Martins da Rocha (UFJF), César Nardelli Cambraia (UFMG), Gabriele Cornelli (UNB), Guilherme Gontijo Flores (UFPR), Leslie Lagos-Aburto (Universidad de Concepción, Chile), Marco Valério Classe Colonnelli (UFP), María Cecília Colombani (Universidad de Morón, Universidad de Mar del Plata, Argentina), Omar Daniel Álvarez Salas (Universidad Nacional Autónoma de Mexico), Paulo Butti de Lima (Università degli Studi di Bari Aldo Moro, Itália), Rafael Brunhara (UFRGS), Roberto Acízelo de Souza (UERJ), Robson Tadeu Cesila (USP).

Membros Discentes – Doutorandos

Bárbara Perez (UFRJ), Bruna Silva de Abreu (UFRJ), Fellipe Duarte da Silva Alves de Souza (UFRJ), Gabriel Heil Figueira da Silva (UFRJ), Joel Theodoro da Fonseca Junior (UFRJ), Lucia Pestana da Silva (UFRJ), Marcelle Mayne Ribeiro da Silva (UFRJ), Millena Cassim Rodrigues Guedes (UFRJ), Thamara Martins Santos de Morais (UFRJ), Vinícius Francisco Chichurra (UFRJ), Walace Pontes de Mendonça (UFRJ).

Membros Discentes – Mestrandos

Graziela Mayara Nascimento Almeida (UFRJ), Julia Ferreira dos Santos (UFRJ)

Membros Discentes – Graduandos

Ana Eduarda Teixeira Seixas de Azevedo (UFRJ), Andreza Fernandes de Moraes (UFRJ), Bernardo Tampasco Cerri Costa (UFRJ), Djullian Cristhina Assis dos Santos (UFRJ), Daniela Vitória Lobo Gomes de Andrade (UFRJ), Glecy Hellen Alves da Silva Paz (UFRJ), Igor Belloube Barreto (UFRJ), Isabella de Jesus Lima Rodrigues (UFRJ), Jaredy Rodrigues Nunes (UFRJ), Jérson Costa Ferreira Neto (UFRJ), Julia Rodrigues Almeida de Sá (UFRJ), Lucas Feitosa Bezerra (UFRJ), Marcos Brivio de Carvalho (UFRJ), Maryanne Pimenta Fargnoli (UFMG), Olívia Vicente Pithan Burzlaff (UFRJ).

NUMINA – Crenças, Rituais e Magia na Roma Antiga

 

Descrição

O grupo NUMINA: crenças, rituais e magia na Roma Antiga, grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, que envolve docentes e discentes de graduação e pós-graduação, com ênfase na produção discente, sob a coordenação da prof. Arlete José Mota (Letras-UFRJ, tem como objetivo a pesquisa da recepção, pela modernidade, dos aspectos literários referentes ao campo da religiosidade e ritualística da Antiguidade Clássica romana, visando a desenvolver uma metodologia de trabalho e de constituir um espaço interdisciplinar de reflexão sobre as práticas religiosas como superestrutura de formação da ideologia e do imaginário coletivo, partindo do pressuposto da alteridade simultaneamente presente e ausente dos povos antigos, especificamente o romano. Trata-se também de entender as origens e bases dos fenômenos religiosos da atualidade e buscar seus paralelos com a Antiguidade Clássica, seja pela sobrevivência de paradigmas herdados, seja pelo recurso a arquétipos ou a estruturas mais universais, sem entretanto desenvolver juízos de valor. O concurso das diversas áreas do conhecimento, História, Filosofia, Sociologia, etc., faz-se necessário para fugir a uma lógica puramente comparativista e estéril ou a anacronismos simplificados.

Professora Responsável: Arlete José Mota.

Demais Membros: Dulcileide Virgínio do Nascimento, Eliana Cunha Lopes, Filipe Costa Pinheiro, Ivone da Silva Rebello, Luiz Karol, Marinete José de Oliveira de Santana Ribeiro, Nicolle de Souza Santos.

Programa de Estudos em Filosofia Antiga

Descrição

O Programa de Estudos em Filosofia Antiga teve sua origem no Centro de Estudos em Filosofia Antiga, fundado em 1985, quando da criação de Centros de Pesquisa no Departamento de Filosofia, por proposição de seu chefe, o Professor Olinto Pegoraro, sendo composto pelos professores Carmen Lúcia Magalhães Paes, Elena Moraes Garcia, José Américo Motta Pessanha, Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher, Maria das Graças de Moraes Augusto, Marly Bulcão Lassance de Brito e Paulo Alcoforado, além de pós-graduandos e graduandos em Filosofia na UFRJ. Além de publicar artigos em revistas nacionais e internacionais, de participar em diferentes eventos científicos e de ter um número expressivo de orientações na área de filosofia antiga, o grupo edita a Kléos – Revista de Filosofia Antiga, com 19 volumes publicados (entre 1997 a 2015); também organizou, em 1994, 1997 e 2000, Simpósios Nacionais de Filosofia Antiga.  Foi responsável pelos Colóquios Platônicos, visando à análise filosófica dos diálogos de Platão. Já foram realizados sete colóquios dedicados à República: em 2004, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2016. O programa mantém acordo com a Universidade de Coimbra, a University of Ottawa,  a Università di Roma, La Sapienza, e a Universidade Degli Studi di Bari Algo Moro.

Membros efetivos

Admar Almeida da Costa (UFRRJ), Adriano Machado Ribeiro (USP), Alexandre Schmitt (UFRJ), Alice Bitencourt Haddad (UFRJ), Antonio Carlos Luz Hirsch (UFRJ), Auto Lyra Teixeira (UFRJ), Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira (UFCA), Carolina de Melo Bomfim Araújo (UFF), Cesar Augusto Mathias de Alencar (UFPR), Daniel Simão Nascimento (Brazilian Institute of Data Science, Brasil), Edmilson Carvalho Barbosa (UFRJ), Fabiano de Lemos Britto (UERJ), Germano Nogueira Prado (Colégio Pedro II, RJ), Guilherme da Costa Assunção Cecílio (UNIRIO), Jacyntho José Lins Brandão (UFMG), Lethicia Ouro de Almeida Marques de Oliveira (Colégio Pedro II, RJ), Libanio Cardoso Neto (UNIOESTE), Luan Reborêdo Lemos (UFRJ), Luisa Severo Buarque de Holanda (PUC-Rio), Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), Maria das Gracas de Moraes Augusto (UFRJ), Markus Figueira da Silva (UFRN), Nelson de Aguiar Menezes Neto (UFRJ), Olimar Flores Júnior (UFMG), Paula da Cunha Corrêa (USP), Paulo Francisco Butti de Lima (Universidade de Bari Aldo Moro, Itália), Simone de Oliveira Goncalves Bondarczuk (UFRJ), Ulysses Pinheiro (UFRJ).