Teses

2001 – 1996

Teses defendidas em 2001

Airto Ceolin Montagner

Orientadora: Edison Lourenço Molinari

Data da Defesa: 05/2001

Nível: Doutorado

Área: Língua e Literatura Grega

Linha de Pesquisa: O discurso latino clássico e humanista

Título: “A construção da frase latina segundo Prisciano”

Banca: Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (UNESA) e Rosalvo do Valle (UFF)

Resumo: A tese procura investigar a contribuição de Prisciano para os estudos gramaticais, especialmente no tocante à sintaxe da língua latina. A pesquisa que redundou na Tese deu ênfase aos pressupostos apresentados dos livros XVII e XVIII das Instituições, uma vez que ali se apresentam as oportunidades para a observação do diálogo que se estabelece com a filosofia, mormente com os estóicos. Apresentou-se , primeiramente, uma visão geral das idéias gramaticais que então circulavam. Examinou-se, sobretudo, o conceito de oração, enfocando a dissolução das noções de sujeito e predicado, já esboçadas anteriormente, e a denúncia da insuficiência das noções de substância e acidente. Num segundo momento, a tese verifica a pertinência de uma ratio destinada a dar conta das construções da língua. A tese apresenta um copioso corpus de amostragem extraído de fontes literárias clássicas, onde se verificam as hipóteses de defesa de elementos das teorias de Prisciano.

Auto Lyra Teixeira

Orientadora: Nely Maria Pessanha

Data da Defesa: 29/06/2001

Nível: Doutorado

Área: Língua e Literatura Grega

Linha de Pesquisa: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição

Título: “O Hípias Maior de Platão: Uma abordagem conversacional”

Banca: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Sílvia Damasceno (UFF), Glória Braga Oneley (UFF), Alice Freire (UFRJ- Lingüística Aplicada) e Maria da Graça Schalcher (UFRJ – Filosofia)

Resumo: Essa tese contém a tradução do Hípias Maior, de Platão, e a aplicação de alguns conceitos da análise da conversação notadamente de vertente norte-americana ao diálogo aí apresentado. Seu objetivo é contribuir com um trabalho instrumental para a argumentação no diálogo em questão. Consta da tese também um estudo preliminar acerca do Hípias Maior, da relação entre escrita e oralidade e da análise da conversação.

Paula Branco de Araújo Brauner

Orientadora: Alice da Silva Cunha

Data da Defesa: 29/06/2001

Nível: Doutorado

Área: Culturas da Antiguidade Clássica

Linha de Pesquisa: O discurso latino clássico e humanista

Título: “O rapto de Prosérpina, de Claudiano”

Banca: Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Marilda Evangelista dos Santos (PPGLC-UFRJ), Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Ana Lúcia Cerqueira (UFF) e Miguel Barbosa do Rosário (Universidade Estácio de Sá)

Resumo: A tese apresenta um estudo sobre o Rapto de Prosérpina, de Claudiano, a fim de perscrutar ali as inovações que viriam a redimensionar a expressão literária de língua latina, especialmente no tocante à relação entre o gênero taxonômico da obra e seu conteúdo. O estudo apresentado na tese centra-se na articulação entre continuidade e ruptura, como ponto axial na proposta estética de Claudiano.

Teses defendidas em 2000

Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha

Orientadora:Nely Maria Pessanha

Data da Defesa: 05/2000

Nível: Doutorado

Área: Língua e Literatura Grega

Linha de Pesquisa: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição

Título: “A louvação aos tiranos da Sicília nas odes “Olímpicas” de Píndaro”

Banca: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Ana Lúcia Silveira Cerqueira (UFF), Marilda Evangelista dos Santos (PPGLC-UFRJ), Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG) e Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ)

Resumo: Tese para obtenção do Título de Doutor em Letras Clássicas em Língua e Literatura Grega – Faculdade de Letras da UFRJ. Traduz a analisa as “Odes Olímpicas”, dedicadas à glorificação dos tiranos da Sicília. Hierão de Siracusa e Terão de Agrigento, visando a verificar, no contexto da obra de Píndaro, a concepção da poesia como arte capaz de perenizar a vitória atlética e o consórcio do mister poético com o mecenato. Examinam-se a relação entre o humano e o divino na elaboração dos versos pindáricos e, a partir da análise crítico-literária das referidas odes, o valor paradigmático do mito como elo entre essas duas esferas. Apresenta, preliminarmente, comentários a respeito do contexto histórico-social da Sicília, tendo em vista serem Hierão e Terão os mais eminentes personagens da história da Sicília do século V a.C.

Teses defendidas em 1999

Álvaro Alfredo Bragança Junior

Orientadora: Edison Lourenço Molinari

Data da Defesa: 13/01/1999

Nível: Doutorado

Área: Culturas da Antiguidade Clássica

Linha de Pesquisa: O discurso latino clássico e humanista

Título: “A Fraseologia Medieval Latina como reflexo de uma sociedade”

Banca: Edison Lourenço Molinari (PPGLC-UFRJ), Antonio Hauila (UFRJ), José Pereira da Silva (UERJ), Maria do Carmo Ventura Wollny (UFF) e Rosalvo do Valle (UFF)

Resumo: O estudo da produção proverbial latina rimada durante a Baixa Idade Média contida no “corpus” estabelecido por Jakob Werner oferece valiosos subsídios à pesquisa sobre “modus cogitandi”, o “modus vivendi” e o “modus agendi” delineados pelo discurso eclesiástico. A partir da discussão sobre a delimitação do campo de pesquisa da fraseologia, propõe-se uma definição de provérbio, que contempla os enunciados paremiológicos rimados em latim da Baixa Idade Média entre os séculos XVII e XV, especialmente aqueles provenientes, em sua grande maioria, de regiões de língua alemã. A época, o latim e a rima presentes no “corpus” proverbial permitem reconhecer, através de exemplos de seus eixos temáticos mais comuns, os reflexos sócio-político-culturais da mensagem da Igreja como guia espiritual do mundo medieval.

Ana Thereza Basilio Vieira

Orientadora: Carlos Antônio Kalil Tannus

Data da Defesa: 14/12/1999

Nível: Doutorado

Área: Culturas da Antiguidade Clássica

Linha de Pesquisa: O discurso latino clássico e humanista

Título: “O “De Gloria”; Livro I, de Jerônimo Osório”

Banca: Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ), Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Alice da Silva Cunha (PPGLC-UFRJ), Miguel Barbosa do Rosário (UniverCidade) e Zelia de Almeida Cardoso (USP)

Resumo: O trabalho teve por objetivo a tradução do primeiro livro do “De Gloria” de Jerônimo Osório, bem como uma apresentação do Renascimento sobretudo em Portugal e alguns comentários concernentes ao próprio tema da glória e suas várias acepções durante os séculos. Esboçou-se ainda um estudo sobre a influência dos clássicos na obra de Jerônimo Osório e a influência por este exercida sobre os demais autores renascentistas.

DOWNLOAD DA TESE

Henrique Fortuna Cairus

Orientadora: Nely Maria Pessanha

Data da Defesa: 13/12/1999

Nível: Doutorado

Área: Língua e Literatura Grega

Linha de Pesquisa: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição

Título: “Os limites do sagrado na nosologia hipocrática”

Banca: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Filomena Yoshie Hirata (USP), Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ), Carlos Antonio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ) e Jaime Larry Benchimol (FIOCruz)

Resumo: A tese investiga os limites do sagrado na nosologia hipocrática exposta sobretudo no tratado Da Doença Sagrada. Primeiramente, a tese apresenta um estudo acerca do tratamento do tema pelos teóricos que a ele se dedicaram. Em seguida, procede-se a uma análise dos reflexos literários do progresso de laicização das atividades políades. Essa análise tem por fim verificar como e onde o corpus hipocraticum e principalmente o tratado Da Doença Sagrada se insere nesse processo. Nos tratados do corpus hipocraticum analisados, o tema da laicização da doença é considerado sob a perspectica de uma matização axiológica verficada principalmente na relação entre nómos e phýsis, e promovida pela tékhne. A tese apresenta também uma nova proposta de tradução do tratado, condição indispensável para a pesquisa. Também é verificado o lugar do tratado no Corpus hipocraticum – mormente em relação ao Ares, Águas e Lugares -, para determinar o grau de representatividade no corpus hipocraticum e a sua contribuição para o pensamento ocidental.

DOWNLOAD DA TESE

Teses defendidas em 1998

Arlete José Mota

Orientadora:Marilda Evangelista dos Santos

Data da Defesa: 18/12/1998

Nível: Doutorado

Área: Culturas da Antiguidade Clássica

Linha de Pesquisa:A expressão do amor e do político-social na poesia latina

Título: “Horácio – Sátiras de cunho narrativo”

Banca: Marilda Evangelista dos Santos (UFRJ), Mára Rodrigues Vieira (PPGLC-UFRJ), Maria da Glória Novak (USP) e Miguel Barbosa do Rosário (UniverCidade)

Resumo: O trabalho tem por finalidade analisar as sátiras horacianas em que é privilegiada a narrativa. Comentam-se as categorias da narrativa a partir de exemplos extraídos de sátiras selecionadas. Fala-se da elaboração das sátiras de Horácio e de seu antecessor Lucílio. Já ainda um comentário sobre a questão dos mecanismos do riso utilizados pelo poeta e sua preocupação didático-moral em relação aos hábitos de seus semelhante.

Teses defendidas em 1996

Glória Braga Onelley

Orientadora: Nely Maria Pessanha

Data da Defesa: 27/09/1996

Nível: Doutorado

Área: Língua e Literatura Grega

Linha de Pesquisa: Quatro vertentes da poesia grega: O amor, o heroísmo, a contestação e a erudição

Título: “A ideologia aristocrática nos Theognidea”

Banca: Nely Maria Pessanha (PPGLC-UFRJ), Filomena Yoshie Hirata (USP), Hime Gonçalves Muniz (PPGLC-UFRJ), Carlos Antônio Kalil Tannus (PPGLC-UFRJ) e Jayntho Lins Brandão (UFMG)

Resumo: Tese para a obtenção do título de Doutor em Letras Clássicas, na área de Língua e Literatura Grega, na Faculdade de Letras – UFRJ. Apresenta preliminarmente aspectos históricos esclarecedores das condições políticas, sociais e econômicas das cidades gregas do período arcaico, com o objetivo de situar o poeta Teógnis de Mégara num dado contexto histórico. Contém informações biográficas do controvertido poeta e dados relativos à complexa questão da autenticidade da obra que lhe é atribuída. Com base na tradução integral do Corpus Theognideum, analisa os versos elegíacos que tratam da vida política e econômica da pólis, das relações sociais e das ligações amorosas entre um homem mais velho, um erastes, e um adolescente, um erômenos, objetivando demonstrar que os Theognidea refletem a ideologia aristocrática da Grécia arcaica. Estabelece também relações de intertextualidade entre alguns versos do corpus e a produção poética do período arcaico, procurando destacar as semelhanças herdadas da tradição e as diferenças de posicionamento com relação aos temas tratados.