Teses

2021 – 2016

Teses defendidas em 2021

Braulio Costa Pereira

Título: Entre ficção e religião: aspectos dos festivais das Metamorfoses, de Apuleio, e sua relação com os valores religiosos de seu autor

Nível: Doutorado

Orientador: Prof. Dr. Anderson de Araujo Martins Esteves

Data da defesa: abril/21

Resumo

Neste trabalho, são abordados aspectos da religião romana presentes nas Metamorfoses de Apuleio, autor romano do final do século II d.C., que também ocupou cargos de importância na hierarquia religiosa da África romana. O foco do trabalho é a análise de três festivais presentes na narrativa – o Festival do Riso, encontrado entre os livros II e III do romance, o Festival em Corinto, encontrado no livro X, e o Festival de Ísis, no livro XI. Os festivais são analisados através da abordagem politética de Jon Iddeng, que permite identificar festivais greco-romanos a partir de uma série de elementos prototípicos, sem condicionar o status de festival greco-romano a nenhum desses elementos em específico. Também são abordadas questões sobre o gênero literário da obra e o contexto do autor.

Palavras-chave: Religião; Apuleio; Metamorfoses; Festivais

Carlos Eduardo da Costa Campos

Título: As tabellae defixionum da região do lácio (i aec – ii ec): tradução e análise textual

Nível: Doutorado

Orientador: Prof. Dr. Anderson de Araujo Martins Esteves

Data da defesa: out/2021

Resumo

Ao pensarmos sobre o tema da magia na Antiguidade, evidenciamos a existência de uma prática voltada para obter um objeto de desejo ou destruir um inimigo que era denominada de tabellae defixionum. Tal prática mágica compreende um discurso de violência nos mais variados níveis, o qual vai da destruição de um sujeito à imposição de se obter o amor de uma pessoa. As lâminas de chumbo tinham sua matriz na Grécia Antiga (a partir do século
V AEC) e circularam pelo Mediterrâneo Antigo, ao ponto de ganharem uma acentuada aplicação no Império Romano. Objetivamos, assim, analisar as especificidades das defixiones que foram encontradas na região do Lácio, nos séculos I AEC e II EC. Neste estudo, debatemos as definições de magia cientificamente, assim como o percurso dos estudos antropológicos que impactaram as pesquisas sobre as práticas mágicas. Analisamos o conceito de magia na Antiguidade e o retrato do agente da magia que temos emerge da documentação literária. Nesta pesquisa, buscamos compreender a prática mágica das defixiones através da sua tipologia documental: a epigrafia. Ademais, exploramos a estrutura discursiva, assim como do suporte que integram as defixiones no
Mediterrâneo Antigo. Delimitamos o nosso estudo em um quantitativo de vinte e duas lâminas que estão situadas nas cidades laciais. Assim, procuramos tecer reflexões históricas e linguísticas sobre os elementos que integram o discurso das lâminas, buscando compreender os termos inscritos dentro do contexto, bem como as divindades evocadas e suas ligações com essas práticas mágicas.

Palavras-chave: Tabella Defixionum; Inscrições Epigráficas; Roma; Magia Latina.

Zildene Paz de Souza

 Título: A construção da identidade homoerótica masculina em
Biblioteca de pseudo-apolodoro e metamorfoses de ovídio: uma análise comparativa

Nível: Doutorado

Orientadora: Professora Doutora Arlete José Mota

Coorientadora: Professora Doutora Tania Martins Santos

Data da defesa: novembro/2019

Resumo

O homoerotismo cada vez mais figura como objeto de estudos nas atuais pesquisas acadêmicas, principalmente no tocante ao estudo das construções discursivas que forjam tais identidades. Essa pesquisa foca em compreender a construção das masculinidades homoeróticas apresentadas em Biblioteca, de Pseudo-Apolodoro, e em Metamorfoses, de Ovídio, fazendo o cotejo entre os amores masculinos que são comuns aos dois compêndios estudados. Para tal, elegemos como teoria e método de pesquisa a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclgouh (2016) para desvelar os elementos discursivos das práticas
sociais, das práticas discursivas e das práticas textuais que possibilitaram a construção das identidades homoeróticas nos mitos de Ganimedes e Jacinto. Além disso, fazemos uma análise comparativa com elementos da Literatura Comparada de Tânia Carvalhal a fim de comparar como essas identidades foram forjadas nesses diferentes mitos narrados em Biblioteca e Metamorfoses.

Palavras chave: Metamorfoses de Ovídio; Biblioteca de Pseudo-Apolodoro; Homoerotismo

Teses defendidas em 2020

Arthur Rodrigues Pereira

Título: Geórgicas Bárbaras: estudo para uma tradução hexamétrica do poema didático Virgiliano Nível: Doutorado
Orientador: Prof(a). Dr(a). Anderson de Araujo Martins Esteves

Data da defesa: 2020

Resumo
Este trabalho propõe um novo verso para a tradução dos hexâmetros datílicos que compõem as Geórgicas, o grande poema didático de Virgílio. Ele é fruto de uma análise comparativa dos principais esquemas hexamétricos empregados no Brasil. Em suma, o seu esquema métrico se baseia sobre uma rigorosa sequência de seis unidades acentuais, que podem ser tanto binárias quanto ternárias, e sempre é finalizado por uma espécie de cláusula. Com isso, procuramos reproduzir em nossa tradução alguns aspectos notadamente característicos do hexâmetro original, sobretudo aqueles que dizem respeito ao seu andamento rítmico e à sua variabilidade silábica. Por outro lado, compreendemos que a reprodução desses aspectos pode trazer, num segundo momento, outra vantagem para esta tradução: a possibilidade de uma recitação performática que busca emular um pouco da sonoridade do hexâmetro datílico.
Palavras-chave: métrica; hexâmetro datílico; tradução; Geórgicas; Virgílio.
Abstract
This work proposes a new verse for the translation of the dactylic hexameters which compose the Georgics, Virgil’s great didactic poem. It is a result of a comparative analysis of the main hexametric schemes used in Brazil. In short, its metric scheme is based on a strict sequence of six accentual units, which can be both binary or ternary, and is always ended by a clause. With this in mind, the aim was to reproduce some particular aspects of the original hexameter, especially those referring to its rhythmic tempo and syllabic variability, in the translation. The reproduction of these aspects brings the possibility of a recitation that seeks to emulate some of the sonority of the dactylic hexameter as an added benefit.
Keywords: metre; dactylic hexameter; translation; Georgics; Virgil. 

 

Marcelo Coutinho

Título: A idiossincrasia do estilo demostênico no Contra Filipe II e no Contra Filipe III

Orientador: Prof(a). Dr(a). Tania Martins Santos.

Data da defesa:2020

Resumo
O trabalho ora proposto realiza um estudo dos discursos Contra Filipe II e Contra Filipe III, de autoria do orador ateniense Demóstenes, apresentados em assembleias deliberativas de Atenas, no século IV a.C. Nesses pronunciamentos, o ateniense visa a persuadir seus concidadãos a reavaliarem as suas impressões sobre Filipe, a tolerância aos maus políticos e aos traidores da Grécia, a fim de, em momento oportuno, retomarem o protagonismo e liderarem um poderoso e pan-helênico ataque contra a Macedônia. Como já foi realizado um extenso estudo acerca dos fundamentos retóricos à luz de Aristóteles, o presente estudo busca confrontar os discursos demostênicos com base na teoria da argumentação e na análise do discurso. Na presente pesquisa, pressupõe-se que, nas análises atualmente disponíveis sobre os discursos demostênicos no âmbito deliberativo, pouco se investiga o contexto argumentativo, e o foco em elementos da historiografia, geralmente, reflete na avaliação que se faz do orador. Com base nessa premissa, o autor tenciona demonstrar, principalmente na perspectiva da teoria da argumentação e da análise do discurso, que, para avaliar o poder de persuasão de qualquer peça retórica e a imagem de seu autor, deve-se dar mais ênfase aos recursos retóricos utilizados na composição dos discursos do que ao contexto externo à criação da obra. A tradução proposta pelo autor da presente tese visa a realçar os recursos retóricos empregados pelo orador, a fim de tentar gerar a persuasão.
Palavras-chave: Demóstenes; Filipe; Aristóteles, Retórica; Contra Filipe, Filípicas.

Abstract
This work is a study of the speeches Against Philip II and Philip III, whose author is the Athenian orator Demosthenes, delivered in Athens’ deliberative assemblies, occurred in the fourth century. In these pronouncements, the Athenian aims to persuade his fellow citizens into re-evaluating their impressions on Philip, their tolerance towards the bad politicians and the traitors of Greece, in order to, in the appropriate opportunity, regain their leading role in the powerful and Pan-Hellenic attack against Macedonia. Since it has already been made an extensive study on Aristotle’s rhetoric fundaments, the present study aims to analyse the demosthenic speeches based on the argumentation theory and discourse analysis. The hypothesis is that among the analysis currently available on demosthenic deliberative speeches there isn’t enough focus on the argumentative context, and the focus on historiographic elements generally reflects on the evaluation produced about the orator’s image. Based on this premise, the author tries to demonstrate, especially under the argumentation theory and the discourse analysis’ perspective, that, in order to evaluate the persuasive power of any given speech and their author’s image, it is necessary to emphasize the rhetoric expedients used on the composition rather than exterior context. The translation proposed by the author of the thesis tries to highlight the rhetoric expedients used by the orator in order to generate persuasion.
Demosthenes; Philip, Aristotle; Rhetoric, Against Philip, Philippics.

 

Mariana Beraldo Santana do Amaral

Título: “Tvne es, tvne” ait “ille martialis”, ecos da poesia de marcial: um percurso através de épocas e estilos. Nível: Doutorado
Orientador: Prof(a). Dr(a). Arlete José Mota. Data da defesa:2020

Resumo
Embora se reconheça a imensa fortuna dos escritos de Marcial, tenciona-se estudar a recepção literária dos seus epigramas, após sua morte, partindo da hipótese de que há uma tradição de perpetuação do gênero epigramático nos epigramas compostos ao longo do tempo com o uso de temas e personagens recorrentes na obra do epigramista, por exemplo, assim como há a recuperação de outros gêneros literários da literatura latina antiga ao longo da história literária. Também se preocupa em desvendar a perpetuação da linguagem empreendida por Marcial em seus epigramas, sendo encontrada em outros gêneros, como em sonetos, em elegias, em tratados filosóficos e etimológicos, em textos históricos, na épica e no drama – é possível observar, em textos de gêneros tão distintos, o uso de temas, personagens e vocábulos com acepções correlacionadas apenas ao poeta latino, por exemplo. Além disso, é importante trazer a lume como o poeta era visto por seus comentadores e editores, e como seus epigramas foram organizados ao longo do tempo, em edições com textos selecionados ou edições completas de sua obra. Ao apresentar a compilação de autores que se valeram ou falaram de Marcial, pretende-se mostrar como os textos do epigramista latino foram lidos e interpretados por eles, levando em consideração, além do gênero, o momento histórico- literário onde os textos aportam.
Palavras-chave: Marcial, epigrama, permanência literária, estudo literário, literatura latina, literatura universal.
Abstract
Although we recognize the immense fortune of Martial’s writings, we intend to study the literary reception of his epigrams, after his death, based on the hypothesis that there is a tradition of perpetuation of the epigrammatic genre in epigrams composed over time with the use of recurring themes and characters in the epigramist’s work, for example, as well as the recovery of other literary genres of ancient Latin literature throughout literary history. It is also concerned with unraveling the perpetuation of the language undertaken by Martial in his epigrams, being found in other genres, such as in sonnets, in elegies, in philosophical and etymological treatises, in historical texts, in epic and drama – it is possible to observe, in texts from such different genres, the use of themes, characters and words with meanings correlated only to the Latin poet, for example. In addition, it is important to highlight how the poet was seen by his commentators and editors, and how his epigrams were organized over time, in editions with selected texts or complete editions of his work. By presenting the compilation of authors who used or spoke about Martial, it is intended to show how the texts of the Latin epigramist were read and interpreted by them, taking into account, in addition to the genre, the historical-literary moment where the texts land.
Keywords: Martial, epigrama, literary permanence, literary study, Latin literature, universal literature.

 

Pedro Ivo Zaccur

Título: Sêneca: tragédia latina e filosofia Nível: Doutorado
Orientador: Prof. Dr. Luiz Karol Data da defesa:2020

Resumo

Lúcio Aneu Sêneca é um dos escritores latinos que teve a sua obra, tanto filosófica quanto trágica, bem preservada até nossos dias. A presente tese faz um estudo sobre as relações possíveis entre a filosofia e as tragédias de Sêneca. Para delinear essas relações com maior precisão, primeiramente, tratou-se de contextualizar Sêneca em seu período histórico, toda sua relação com a corte e o principado de Nero, bem como a sua atuação pública e política. Em seguida, estudou-se a formação do gênero trágico latino, sua origem, a influência do teatro grego e de outras formas teatrais menores, como o mimo, até o período de Sêneca em que se observaram as principais características dos modelos anteriores de tragédia latina que lhe serviram de influência e inspiração, e da sua tragédia, tomando como modelo o Tiestes. Enfim, após uma análise dos seus conceitos doutrinários e das suas principais obras filosóficas, estabeleceu-se a relação entre a sua filosofia e as suas tragédias, e como os seus conceitos filosóficos aparecem ou não representados em personagens com grande potência trágica.
Palavras-chave: Tragédia Latina, Tragédia Grega, Filosofia, Sêneca, Estoicismo.
Abstract
Lucius Anneus Seneca is one of the latin writers whose works, both tragic and philosophic, have been well preserved. The present thesis studies possible relations between Seneca’s tragedies and his philosophy. To determine more precisely those relations, first, we approached the contextualization of Seneca’s historical period, all his relationships with the court and Nero’s principate, as well as his political and public interactions. Afterwards, we studied the constitution of latin’s tragic genre, its source, the influence of the Greek theater and other minor theatrical forms, like the mime, up to Seneca’s epoch, when we observe the main characteristics of his tragedies, establishing Tiestes as a model, and the older models of Latin Tragedies that influenced and inspired him. Finally, after analyzing his doctrinal concepts and his main philosophical works, we established the relations between his philosophy and his tragedies, and how his philosophical concepts are represented or not among characters with tremendous tragic power.
Keywords: Latin Tragedy, Greek Tragedy, Philosophy, Seneca, Stoicism.

 

 

Teses defendidas em 2019

Lucas Matheus Caminiti

Título: A arte epistolográfica de Plínio, o Jovem Nível: Doutorado
Orientador: Prof. Dr. Anderson de Araujo Martins Esteves Data da defesa:julho/2019

Resumo

Esta tese tem como objetivo analisar de que maneira Plínio, o Jovem, cria um mundo dentro de sua obra epistolar por meio de uma forma específica e intencional de compor cartas e de arranjá-las dentro de livros, harmônicos e interligados entre si. Partindo de uma análise da história do gênero epistolográfico ao lado da evolução da escrita e da literatura, procuramos demonstrar como para a geração do autor as cartas mantinham a essência do gênero epistolográfico, e visasam a muitos mais fins que uma simples comunicação à distância. Para isso, estudamos o estilo epistolar pliniano e como ele serve à formação de livros cuja estrutura complexa revela uma obra feita de não de cartas soltas e escolhidas ao acaso, mas de uma cuidadosa seleção e de uma ordenação precisa.
Palavras-chave: Epistolografia; Plínio, o Jovem; literatura latina imperial.

Abstract
This thesis aims to analyse how Pliny the Younger creates a universe within his epistolary work, doing it in a specific and deliberate way of composing letters and arranging them into harmonic and interconnected books. In a first moment, we analyse the history of the epistolary genre, alongside the evolution of writing and literature, we look forward to demonstrating how, to the author’s generation, the letters kept the core of the epistolary genre, and it purposes to reach more than merely a communication process with someone distant. For this, we study the Plinian style and how it attends the formation of books, whose complex structure reveals a work not made of loose letters that were chosen randomly, but a it is a carefully selection that follows a precise order.
Keywords: Epistolography; Pliny the Younger; the Imperial period of Latin literature

 

 

Simone Sales Marasco

 Título: Satyricon: seria petrônio qual crítico? Nível: Doutorado
Orientador: Prof(a). Dr(a). Ana Thereza Basílio Vieira Data da defesa:novembro/2019

Resumo

A obra de Petrônio foi estigmatizada, durante muito tempo, como uma obra sem utilidade prática e repleta de depravação. Nas últimas décadas, porém, estudos se dedicam a reverter essa imagem e mostram uma rica fonte de estudos sobre o comportamento social, linguístico e literário da época de Nero. Nosso estudo, então, na consonância de tentar interpretar a obra de maneira não dogmática, propõe uma leitura dedicada a analisá-la também como fonte para a crítica literária. Voltamos, então, às leituras de algumas obras de Platão, Aristóteles, Isócratres, Longino, Horácio e Quintiliano, nas quais é proeminente a reflexão crítica sobre a criação poética e retórica a fim de tentar entender como era construída a crítica literária, ainda sem essa nomenclatura, anterior à obra para verificar a possibilidade de leitura de um Petrônio crítico também da literatura. Nossa análise se apoia na utilização da intertextualidade, tal como estabelecida por Bakhtin e difundida por Kristeva, como instrumento para a construção dessa crítica, mas, como o autor a retoma de forma peculiar, utilizando o riso, autores e obras já consolidados na literatura predecessora, sua crítica é interpretada como uma satirização da literatura em geral, o que pretendemos desmistificar no decorrer da pesquisa.

Palavras-chave: Petrônio, satyrica; intertextualidade; crítica literária.

Abstract
Petronius’ work has been stigmatized as useless and full of depravity for a long time. In the last decades, however, studies were dedicated to reverse this image and show an enriching study source on Nero’s time’s literary, linguistic and social behaviour. Our study, then, as an attempt to interpret it in a non-dogmatical way, proposes a dedicated reading so as to analyze it as also a source for literary criticism. We returned, then, to some of the works from Plato, Aristotle, Isocrates, Longino, Horace and Quintilian, in which the critical reflection about the poetic and rethoric criation is proeminent in order to try to understand how the literary criticism was created, yet without this name, prior to the work to verify the possibility of reading an also literary critic Petronius. Our analysis is supported by the use of intertextuality such as Bakhtin stablished and Kristeva diffused, as an instrument to the construction of this criticism, but, as the author retakes in a peculiar way, through laughter, authors and works already consolidated in the predecessor literature, his criticism is interpreted as a satirization of general literature, which we intend to demistify along the research.
Keywords: Petronius; satyrica; intertextuality; literarycriticism.

 

Teses defendidas em 2018

Fábio Frohwein de Salles

Orientador:Anderson de Araujo Martins Esteves
DATA DA DEFESA: novembro/2018
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: O latim nas obras raras: uma proposta de livro didático de latim para bibliotecários

Resumo

 O objetivo desta Tese de Doutorado é propor conceitualmente um livro didático (LD) destinado a bibliotecários de acervos raros para um curso introdutório de latim com carga horária de 60 horas. Para tal, defenderemos que se fazem necessários conteúdo e metodologia de ensino ajustados ao contexto do público-alvo e do curso, pensados a partir do entendimento de LD com base em Hornby (1984) e Grant (1989); de metodologia de língua instrumental consoante Hutchinson & Waters (1987), Strevens (1988); e de Pragmática, apoiado em Austin (1962), Van Dijk (1981), Searle (2002), Armengaud (2006), Levinson (2007), Charaudeau & Maingueneau (2016). Pelo fato de trabalharmos com o latim que se encontra no universo do acervo raro, adotamos uma conceituação de obra rara fundamentada nos critérios de raridade do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR). Além disso, foram de fundamental importância para este trabalho a contextualização histórico-social e intelectual do Renascimento de acordo com Law (1991), Elias (1994), Percival (1996), Burckhardt (2009), Macluhan (2012), Burke (2014); as distinções entre neolatim e latim renascentista, feitas por Ijsewijn (1977), Nuñez González (1991), Helander (2001), Ramminger (2014); e o conhecimento de latim clássico enquanto referencial para se pensarem determinadas inovações ortográficas, morfológicas e sintáticas do latim no Renascimento, pautado em Bassols de Climent (1992), Ernout & Meillet (1994), Ernout & Thomas (1993), Faria (1988, 1995), Gaffiot (1990), Grimal (1986), Monteil (1970), Saraiva (1993), Torrinha (1994), entre outros.
Palavras-chave: Latim; ensino de latim; livro didático.

Abstract

El objetivo de esta Tesis de Doctorado es proponer conceptualmente un libro didáctico (LD) destinado a bibliotecarios de acervos raros para un curso introductorio de latín con carga horaria de 60 horas. Para tal, defendemos que es necesario ajustar el contenido y la metodología de enseñanza al contexto del público-objetivo y del curso, pensados a partir del entendimiento de LD con base en Hornby (1984) y Grant (1989); de la metodología del lenguaje instrumental de acuerdo con Hutchinson & Waters (1987), Strevens (1988); y de Pragmática, apoyado en Austin (1962), Van Dijk (1981), Searle (2002), Armengaud (2006), Levinson (2007), Charaudeau & Maingueneau (2016). Por el hecho de trabajar con latín que se encuentra en el universo del acervo raro, adoptamos el concepto de obra rara fundamentado en los criterios de raridad del Plan Nacional de Recuperación de Obras Raras (PLANOR). Además, fueron de fundamental importancia para este trabajo la contextualización histórico-social e intelectual del Renacimiento de acuerdo con Law (1991), Elias (1994), Percival (1996), Burckhardt (2009), Macluhan (2012), Burke (2014); las diferencias entre neolatín y latín renacentista, hechas por Ijsewijn (1977), Nuñez González (1991), Helander (2001), Ramminger (2014); y el conocimiento de latín clásico como referencia para pensar determinadas innovaciones ortográficas, morfológicas y sintácticas del latín en el Renacimiento, basado en Bassols de Climent (1992), Ernout & Meillet (1994), Ernout & Thomas (1993), Faria (1988, 1995), Gaffiot (1990), Grimal (1986), Monteil (1970), Saraiva (1993), Torrinha (1994), entre otros.
Keywords: Latín; enseñanza de latín; libro didáctico.

 

José Mario

Orientador:Anderson de Araujo Martins Esteves
DATA DA DEFESA: agosto/2018
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: Colocação de palavras dos sintagmas nominais em odes de Horácio: uma abordagem sintático-estilística

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descrever o comportamento sintático-estilístico dos grupos nominais das odes do Liber Primus, de Horácio, tendo como referência a colocação de seus constituintes. A análise valorizou a sua contextualização, a qual se baseia no relacionamento das palavras em referência com os outros termos sintáticos. Considerei as estruturas de base, sob a perspectiva da existência de uma ordem natural, e a possibilidade de um uso estilístico nos casos em que a colocação dos termos na frase não se fez conforme a relativa padronização, que os estudiosos da sintaxe latina preconizam e que concebo. Para isso, apresentei uma fundamentação teórica acerca da estrutura sintática do latim, considerando a contribuição dos estudos linguísticos modernos, acerca dos fenômenos estilísticos, causados principalmente pela colocação dos termos na frase. Apresentei algumas figuras de linguagem em estruturas com grupos nominais, seguidas da descrição dessas estruturas sintáticas sob a perspectiva dos estudos pragmáticos de natureza funcional. Assim, constatei a ocorrência de uma relativa liberdade de colocação dos termos nos carmina de Horácio e que, neles, o resultado de natureza comunicativa quase sempre sugere interpretações variadas, que caracterizam um uso estilístico. Desta forma, pude comprovar a hipótese inicial acerca da linguagem de Horácio: nas odes do Liber Primus, a sua linguagem se caracteriza como um uso estilístico, em virtude do comportamento sintático-estilístico dos constituintes de grupos nominais nas referidas odes.
Palavras-chave: Estilo. Estilística Sintática. Grupos nominais. Odes horacianas.

Abstract
The present work aims to describe the syntactic-stylistic behavior of the nominal groups of the odes of the Liber Primus, of Horace, with reference to the placement of its constituents. The analysis valued its contextualization, which is based on the relationship of the words in reference with other syntactic terms. I have considered the basic structures from the perspective of the existence of a natural order and the possibility of a stylistic use in cases where the placement of the terms in the sentence was not made according to the relative standrdization that Latin syntax scholars advocate and that I conceive. For this, I have presented a theoretical foundation on the syntactic structure of Latin, considering the contribution of modern linguistic studies, about the stylistic phenomena, caused mainly by the placement of the terms in the sentence. I have presented some language figures in structures with nominal groups, followed by the description of these syntactic structures from the perspective of functional pragmatic studies. Thus, I have noticed the relative freedom of placing the terms in Horace’s carmina, and that in them the result of communicative nature almost always suggests varied interpretations, which characterize a stylistic use. In this way, I have been able to prove the initial hypothesis about Horace’s language: in the odes of the Liber Primus, its language is characterized as a stylistic use, due to the syntactic-stylistic behavior of the constituents of nominal groups in these odes.
Keywords: Style. Synthetic Stylistics. Nominal groups. Horacian Odes.

 

Renan Moreira

Orientador:Arlete José Mota
DATA DA DEFESA: Fevereiro/2018
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: Horácio e as Musas – entre a amizade e o fazer poético nas odes
BANCA: Presidente, Professora Doutora Arlete José Mota – UFRJ, Prof. Doutor Auto Lyra Teixeira – UFRJ, Prof. Doutor Amós Coêlho da Silva – UERJ, Prof. Doutor Luiz Karol – UFRJ, Prof. Doutor Ricardo de Souza Nogueira – UFRJ, Profa. Doutora Tania Martins Santos – UFRJ (Suplente), Prof. Doutor Francisco de Assis Florencio – UERJ (Suplente),

Resumo
Horácio, poeta latino do século I. a.C., tem como destinatários de suas composições diversas personalidades do seu tempo. Em Odes, a persona poética horaciana revela possuir uma grande afeição por alguns indivíduos ligados às letras, dos quais cabe destacar a figura de Mecenas, o seu patrono, e de Virgílio, ambos caracterizados como uma parte da sua alma. Além desses nomes, são dignos de grandes louvores outros poetas pertencentes ao seu círculo de amigos literatos, como, por exemplo, Vário e Quintílio Varo. A amizade que os une é motivada por uma forte identificação não só de virtude ou caráter, mas, acima de tudo, por um mútuo amor pelas letras. A partir da presente pesquisa, portanto, propõe-se uma interpretação literária acerca do referido amor, que é representado, em Horácio, por sua amizade com as Musas, ligação, a partir da qual, o poeta, além de revelar sua afeição pelo fazer literário, evidencia a sua ars, o seu ingenium e o seu desejo de alcançar a perfeição artística que lhe garantirá a eternidade. Para tanto, são apresentados um estudo acerca da amizade na Antiguidade e das representações das Musas na literatura e uma leitura seguida de uma proposta de tradução de Odes I, 1; I, 3; I, 6; I, 12; I, 24; I, 26; II, 1; II, 12; II, 17; II, 18; II, 20; III, 1; III, 4; III, 8; IV, 3; IV, 6; IV, 8.

 

Teses defendidas em 2017

Cinthya Sousa

Orientador:Anderson de Araújo Martins Esteves
DATA DA DEFESA: Novembro/2017
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: Elegia renascentista: estudo e tradução das elegias de Jacopo Sannazaro
BANCA:Presidente, Professora Doutora Arlete José Mota, Professor Doutor Ricardo de Souza Nogueira, Professora Doutora Fernanda Lemos de Lima, Professor Doutor Francisco de Assis Florêncio, Professor Doutor Luiz Karol, Professor Doutor Rainer Guggenberger (suplente), Professor Doutor Airto Ceolin Montagner (suplente)

Resumo

acopo Sannazaro nasceu em Nápoles em 1458 e é considerado um dos melhores poetas neolatinos do Renascimento italiano. Em língua latina, compôs obras em diferentes gêneros, entre eles, destaca-se o livro de elegias: Elegiarum Libri tres. Originalmente, usada por poetas gregos para um amplo campo temático, a elegia foi aprimorada na Época de Augusto por Propércio, Tibulo e Ovídio e possui uma temática variada: a amorosa, a patriótica e a do exílio. No Renascimento, houve a revalorização da literatura clássica, logo Sannazaro não só escreveu em latim, mas também se inspirou nos melhores escritores, utilizando o mesmo metro e a mesma temática. Logo, pretende-se, em nossa tese, discorrer sobre o gênero elegíaco desde a Antiguidade, na Grécia e em Roma, até o Renascimento, com o fito de apresentar as influências da literatura clássica na composição das elegias renascentistas, assim como identificar as inovações poéticas feitas por Sannazaro. A obra Elegiarum Libri tres é composta por três volumes, contudo julgou-se ser mais coerente estabelecer como corpus as elegias consoante suas temáticas, dessa forma, foram escolhidas: 1, 3 (Ad amicam), de caráter amoroso; 1, 6 (In funere Sarri Bracantii Lucretia uxor), de caráter fúnebre; 1,9 (Ioviani Pontani de studiis suis et libris) de crítica literária; 1,10 (Ad Ioannem Sangrium Patricium Neapolitanum, de suo immaturo obitu) sobre o exílio; 2,1 (Ad Alfonsum Ferdinandi filium Aragonium Siciliae regem), panegírico; 2,2 (In festo die divi Nazarii martyris qui poetae natalis est), genethliacon; 2,7 (Ad Iunianum Maium praeceptorem), contra o amor; 3,3 (Deos nemorum invocat in extruenda domo) de temática intimista.

 

Katia Teonia Costa

Orientador:Alice da Silva Cunha
DATA DA DEFESA: Junho/2017
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: Mudas cinzas – Catulo e a poética do luto
BANCA: Alice da Silva Cunha – UFRJ, Airto Ceolin Montagner – UFRRJ, Amós Coêlho da Silva – UERJ, Carlos Eduardo Costa Scherer – UFRJ, Cecília Lopes de Albuquerque Araújo – UFRJ, Ana Thereza Basílio Vieira – UFRJ (suplente) e Márcia Regina de Faria da Silva – UERJ (suplente).

Resumo
Catulo, poeta latino que viveu os últimos anos da República romana (século I a.C.), revela em seus versos a expressão subjetiva da dor pela perda de um ser querido, uma ausência provocada pela morte, cujo sentimento se caracteriza na manifestação do luto. Um sofrimento evidenciado em poemas que demonstram ora o enternecimento do sujeito poético pelo pesar do outro, ora a dor profunda da própria persona de Catulo, que conheceu, por ocasião da morte de um irmão amado, o peso da humanidade. Este estudo apresenta uma análise dos poemas 3, 65, 66, 68, 96 e 101 de Catulo, carmes que retomam uma tradição poemática fúnebre e que configuram o que denominamos nesta tese de ciclo do luto. Com base nesse conjunto de poemas, analisamos não apenas a expressão íntima do processo da perda, mas também o fazer literário catuliano e, especialmente, reconhecemos uma poética do luto em Catulo assentada sob três aspectos: silêncio, deslocamento e memória.

 

Pedro da Silva

Orientador:Auto Lyra Teixeira
DATA DA DEFESA: Outubro/2017
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: A preparação para a morte: uma leitura intertextual do axíoco
BANCA:Presidente: Prof. Doutor. Auto Lyra Teixeira – UFRJ, Profª. Doutora. Dulcileide Virginio do Nascimento Braga – UERJ, Prof. Doutor Fábio Frohwein de Salles Moniz – UFRJ, Profª. Doutora Fernanda Lemos de Lima – UERJ, Prof. Doutor Ricardo de Souza Nogueira – UFRJ, Prof. Doutor Rainer Guggenberger – UFRJ, Suplente, Profª. Doutora Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuck – UFRJ, Suplente

Resumo

 O presente trabalho realiza um estudo intertextual de duas obras inseridas no Corpus Platonicum: o Axíoco, um diálogo apócrifo tardio (possivelmente do século I a.C.) e o Fédon, um diálogo considerado autêntico (de meados do século IV a.C.). O Axíoco, um diálogo do gênero consolatio, cujo tema é a preparação para a morte, apresenta inegável influência do Fédon. De fato, o Fédon já pode ser considerado uma espécie de “diálogo de consolação”, antecipando esse gênero literário que viria a firmar-se depois. O enfoque adotado na tese é pragmático, centrado na análise do discurso e na pragmática literária. Parte-se do pressuposto (a hipótese) de que o autor do Axíoco, mesmo inserido num contexto histórico bem posterior ao do Fédon, buscou inspiração neste diálogo de Platão, aí identificando as características básicas do consolatio. Tanto no Fédon quanto no Axíoco, Sócrates aparece como o consolador por excelência: no Fédon, nos momentos que antecedem a sua morte, ele consola os amigos; no Axíoco, Sócrates consola Axíoco, que está prestes a morrer. Em ambos os textos, são marcantes a preparação para a morte, a relação entre alma e corpo, a preocupação com a imortalidade da alma, a dedicação à filosofia e o interesse pelo destino das almas após a morte. Tais evidências levam o pesquisador a confirmar o pressuposto de que o autor do Axíoco inspirou-se efetivamente no Fédon, tomando-o como modelo para a consecução de seu diálogo de consolação. Antecede o estudo intertextual do Axíoco e do Fédon, a abordagem de determinados temas, imprescindíveis para o entendimento de outras influências que se fazem presentes no diálogo apócrifo – morte e pós-morte antes de Platão: a visão de Homero, os órficos, os pitagóricos; a morte de Sócrates; a preparação para a morte em Platão; a concepção epicurista: a alma e a morte.

 

Simone de O. Gonçalves.

Orientador: Auto Lyra Teixeira.
DATA DA DEFESA: Março/2017
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: Um Estudo das Partículas Gregas na Tessitura Argumentativa do Diálogo Filebo de Platão
BANCA:Auto Lyra Teixeira(PPGLC-UFRJ), Maria das Graças de Moraes Augusto – UFRJ, Maria Maura da Conceição Cezário – UFRJ, Alice Bitencourt Haddad – UFRRJ, Ricardo de Souza Nogueira (PPGLC-UFRJ).

Resumo
Em Platão, a forma dialogada pressupõe um modo de pensar a filosofia não tanto como um objetivo doutrinário, mas com a intenção de apreender o movimento de construção dinâmico do pensamento, por meio da apresentação e da prática da dialética nos diálogos. No Filebo, Platão retoma as características dos primeiros diálogos socráticos que melhor refletem esse caráter conversacional, reproduzindo a alternância das falas por turnos, em uma espécie de mímesis da conversação socrática, mas com características dramáticas, aproximando o texto efetivamente do teatro. O modo original como Platão constrói essa tessitura argumentativa revela tanto a sua capacidade literária de dialogar com toda a tradição cultural grega quanto a sua tentativa de elaborar uma escritura da dialética, valendo-se de uma linguagem que dê conta da sua proposta filosófica. A hipótese inicial da autora da tese é que a escritura da dialética, como concebida por Platão, deve se expressar na forma dialógica como a imagem mais próxima (ei)/dwlon) da produção divina da dialética em si mesma (to\ au)to/). A partir dessa premissa, procura-se mostrar, na perspectiva da Pragmática e do Funcionalismo, como essa hipótese se evidencia na linguagem utilizada pelo filósofo, particularmente no uso das partículas gregas, como um recurso linguístico fundamental na reprodução da interação das personagens do diálogo, sugerindo não apenas a dinâmica da conversação, mas também a estrutura da argumentação no Filebo. A tradução proposta pela autora levará em consideração esses recursos linguísticos para a reconstrução, na escrita, da oralidade socrática e do exercício dialético.

 

Thaíse Pereira Bastos Silva

Orientador: Ana Thereza Basilio Vieira.
DATA DA DEFESA: Agosto/2017
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO:O discurso didático nas Geórgicas: Entre o lugar-comum e lugares outros
BANCA:Ana Thereza Basilio Vieira – PPGLC / UFRJ, Fernanda Messeder Moura – PPGLC / UFRJ, Lívia Lindóia Paes Barreto – UFF, Paula Branco de Araujo Brauner – UFPel, Rivia Silveira Fonseca – UFRRJ, Gloria Braga Onelley – PPGLC / UFF, Suplente e Beatriz Cristina de Paoli Correia – UFRJ, Suplente.

Resumo
Este trabalho propõe um novo verso para a tradução dos hexâmetros datílicos que compõem as Geórgicas, o grande poema didático de Virgílio. Ele é fruto de uma análise comparativa dos principais esquemas hexamétricos empregados no Brasil. Em suma, o seu esquema métrico se baseia sobre uma rigorosa sequência de seis unidades acentuais, que podem ser tanto binárias quanto ternárias, e sempre é finalizado por uma espécie de cláusula. Com isso, procuramos reproduzir em nossa tradução alguns aspectos notadamente característicos do hexâmetro original, sobretudo aqueles que dizem respeito ao seu andamento rítmico e à sua variabilidade silábica. Por outro lado, compreendemos que a reprodução desses aspectos pode trazer, num segundo momento, outra vantagem para esta tradução: a possibilidade de uma recitação performática que busca emular um pouco da sonoridade do hexâmetro datílico.
Palavras-chave: métrica; hexâmetro datílico; tradução; Geórgicas; Virgílio.
Abstract

O grande poema didático de Virgílio acerca da agricultura, as Geórgicas, composto no período compreendido entre os anos de 37 e 30 a. C., aproximadamente, descreve, em quatro cantos, os variados trabalhos rurais e atividades próprias da lida diária do agricultor, quais sejam: o cultivo dos cereais, dos vegetais, dos animais e das abelhas, respectivamente. Constituem o corpus desta pesquisa, as passagens digressivas da obra, ou seja, os versos em que o poeta, abandonando temporariamente a função didático-instrutiva e adotando um discurso preponderantemente poético, aborda assuntos de domínios diversos que, alheios à agricultura, possuem, em geral, cunho político, filosófico, religioso, mitológico, social, ético, moral etc. A partir da tradução dos versos das Geórgicas que constituem as digressões, serão analisados os efeitos semânticos, didáticos e argumentativos deste tópos atinente ao gênero da antiga poesia didática, proposto, aqui, não como mero ornamento estético e literário, mas, sobretudo, como um recurso retórico que exerce papel significativo em meio ao contexto, objetivo e estrutura da obra.

 

Teses defendidas em 2016

Alex Fabiano Campos

Orientador: Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha
DATA DA DEFESA: Março/2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “Concepções Escalógicas na Poesia Grega Arcaica: de Homera a Píndaro”
BANCA: Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha(PPGLC-UFRJ), Auto Lyra Teixeira (PPGLC-UFRJ), Glória Braga Onelley (UFF), Ricardo de Souza Nogueira (PPGLC-UFRJ), Marcos José de Araújo Caldas (UFRRJ), Tânia Martins Santos (PPGLC-UFRJ – Suplente) e Maria Regina Candido (UERJ – Suplente).

Resumo

Os Gregos, desde o período micênico, mantinham com os mortos uma relação que só pode ser compreendida com base na crença de que, mesmo depois de morto, sepultado ou cremado, existia um elemento humano que sobreviveria de modo autônomo e consciente no mundo dos mortos. Sobre essa concepção assentam-se as proposições dessa tese na qual foram discutidos os principais aspectos da escatologia grega arcaica, desde a morte, destino final de todos os omens, até a condição existencial post-mortem da psykhé, depois da realização dos ritos funerários, condição necessária para o ingresso definitivo no Hades. Teorias foram confrontadas a fim de maiores esclarecimentos sobre o tema em questão, estando sempre no centro da discussão, no entanto, o texto literário grego, que serviu de base aos argumentos apresentados.

 

Guilherme Guerreiro Brito

Orientador: Alice da Silva Cunha
DATA DA DEFESA: Dezembro de 2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “O Elogio da vida Rural no de re rustica de columela “
BANCA: Alice da Silva Cunha – UFRJ (Presidente), Ana Thereza Basílio Vieira – UFRJ, Carlos Eduardo Costa Scherer – UFRJ, Mary Kimiko Guimarães Murashima – UERJ, Airto Ceolin Montagner – UFRRJ, Arlete José Mota – UFRJ (suplente), Márcia Regina de Faria da Silva – UERJ (suplente).

Resumo

O presente estudo aborda a caracterização do perfectus agricola no Livro I do De Re Rustica de Columela e parte da hipótese de que o autor emprega elementos da filosofia estoica para ratificar um ideal de vida confirmado pela tradição romana do mos maiorum. Para a realização deste propósito, examinamos o lugar da obra de Columela na tradição dos Scriptores Rerum Rusticarum latinos e sua herança filosófica, considerando sua relação com o pensamento e o contexto político-social e econômico da época. Columela constrói seu ideal de agricola, caracterizando-o com as virtudes romanas oriundas de uma tradição ligada à vida rural e revigoradas pelas virtudes cardeais estoicas, as quais contrapõe ao comportamento do homem urbano. O método se fundamenta na análise das fontes e dos recursos retóricos usados pelo autor.

 

Luciana Antonia Ferreira

Orientador: Ana Thereza Basilio Vieira
DATA DA DEFESA: Agosto/2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “Uma conversa com as Fábulas de Fedro”
BANCA: Ana Thereza Basilio Vieira (UFRJ), Auto Lyra Teixeira (UFRJ), Leonardo Ferreira Kaltner (UFF), Beatriz Cristina de Paoli Correia (UFRJ), Rivia Silveira Fonseca (UFRRJ), Ricardo de Souza Nogueira (UFRJ – Suplente), Amós Coêlho da Silva (UERJ – Suplente).

Resumo

Esta Tese possui como objetivo estudar as fábulas de Fedro em que se presencia a figura de Esopo, o qual aparece ora como personagem, principalmente nos momentos em que desempenha a função social de homo doctus na narrativa; ora como inspiração. Além disso, ela pretende investigar os elementos discursivos e dialógicos utilizados por Fedro, a fim de constituir as narrativas, bem como o tom mordaz presente em algumas delas ao discorrer sobre os aspectos políticos e sociais. Para tanto, traçaremos um estudo de alguns princípios pressupostos pelas teorias da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, do gênero narrativo e de alguns aspectos provenientes do contexto histórico e social.

 

Luciene de Lima

Orientador: Auto Lyra Teixeira
DATA DA DEFESA: Fevereiro/2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “Os Discursos Epidícticos de Paulo de Tarso no Livro dos Atos dos Apóstolos”
BANCA: Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha (UFRJ/PPGLC), Tânia Martins Santos (UFRJ/PPGLC), Dulcileide Virginio do Nascimento Braga (UERJ), Amós Coêlho da Silva (UERJ), Ricardo de Souza Nogueira (UFRJ/PPGLC – Suplente), Márcia Regina de Faria da Silva (UERJ – Suplente).

Resumo

O corpus dessa pesquisa são os quatro discursos epidícticos em Antioquia da Pisídia (At 13. 14-41), em Listra para a multidão (At 14. 14-18), no Areópago de Atenas (At 17. 22-34) e nas escadarias da Fortaleza Antônia em Jerusalém (At 21. 40; 22. 1-24) atribuídos a Paulo de Tarso, mais conhecido como apóstolo Paulo, nascido, provavelmente, entre os anos 1 e 5 d.C., na cidade de Tarso, na Cilícia (Ásia Menor). Ao anunciar a nova crença em sua jornada missionária, Paulo, antes perseguidor implacável dos seguidores de Jesus, pronunciou muitos e variados discursos, diante de públicos bastante heterogêneos, não só para difundir os seus ideais, mas também para participar de debates ou mesmo se defender de acusações religiosas e políticas que lhe iam sendo impostas. Assim é que o objetivo da presente pesquisa é verificar, nesses discursos, como Paulo utiliza os recursos retóricos, levando também em consideração tanto o cenário (quadro espacial) quanto o momento (quadro temporal) onde se inserem esses quatro discursos em os Atos dos Apóstolos. Nesse sentido, o enfoque é pragmático, pois busca considerar o uso da língua em seu contexto, numa abordagem interacional centrada na análise do discurso, partindo do pressuposto (a hipótese) de que é possível a aplicação de conceitos aristotélicos no estudo dos discursos paulinos como eles aparecem no texto em questão. É importante ressaltar também que, não obstante o livro dos Atos tenha sido escrito em um idioma não mais falado, o chamado dialeto comum, ou seja, o grego koiné, os excertos tomados como objeto de estudo ainda fazem ressoar a oralidade característica das práticas oratórias tão marcantes na Antiguidade.

Luiz Karol

Orientador: Anderson de Araújo Martins Esteves
DATA DA DEFESA: Outubro/2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “De Deo Socratis, a demonologia no contexto do império greco-romano”
BANCA: Anderson de Araújo Martins Esteves, Amós Coêlho da Silva Arlete José Mota, Cláudia Fátima Morais Martins, Ricardo de Souza Nogueira, Álvaro Alfredo Bragança Júnior(Suplente), Airto Ceolin Montagner (Suplente).

Resumo

O segundo século de nossa era foi um momento ímpar na história da humanidade, pelo menos no que tange ao Império Romano, que, por assimilar e proteger a herança da cultura grega, tornara-se aquilo que Paul Veyne designa por Império Greco-romano. Mesmo tutelados pelo poder romano, os gregos desse período tentam restabelecer a grandiosidade de suas πόλεις. Trata-se então do período conhecido como a Segunda Sofística, em que oradores gregos percorrem todo o Império disseminando o saber filosófico mediante apresentação de palestras. Coexistem as vertentes do Epicurismo, Estoicismo e Platonismo Médio, temperadas com um pouco de Aristotelismo. Das três vertentes, a última sempre foi muito pouco estudada, pelo menos no que tange à Literatura Latina. Apuleio de Madaura, em suas próprias palavras, um filósofo platônico, a exemplo dos sábios da Segunda Sofística, tornara-se um orador de concerto de muito sucesso em Cartago e legou-nos três obras sobre filosofia platônica. Nosso trabalho versará sobre uma delas, De deo Socratis, palestra proferida em latim sobre um dos mais instigantes assuntos do Platonismo Médio, os daemonēs. Trata-se do único e mais abrangente documento em latim a tratar do assunto, ao contrário dos demais documentos, em grego e latim, que o tratam somente como assunto subalterno. O presente trabalho parte da tradução do original latino, acrescida de uma contextualização histórica, literária, comentários e notas sobre o texto.

 

Sandra Verônica Vasque Carvalho

Orientador: Arlete José Mota
DATA DA DEFESA: Fevereiro/2016
NÍVEL: Doutorado
TÍTULO: “O caráter dialógico no Pro Marcello: um discurso epidíctico de Cícero”
BANCA: Arlete José Mota (PPGLC/UFRJ), Amós Coêlho da Silva (PPGLC/UFRJ), Ana Thereza Basilio Vieira (PPGLC/UFRJ), Álvaro Alfredo Bragança Júnior (PPGLC/UFRJ), Auto Lyra Teixeira (PPGLC/UFRJ), Márcia Regina de Faria da Silva (UERJ – Suplente), Ricardo de Souza Nogueira (PPGLC/UFRJ – Suplente).

Resumo
 Esta Tese possui como objetivo estudar as fábulas de Fedro em que se presencia a figura de Esopo, o qual aparece ora como personagem, principalmente nos momentos em que desempenha a função social de homo doctus na narrativa; ora como inspiração. Além disso, ela pretende investigar os elementos discursivos e dialógicos utilizados por Fedro, a fim de constituir as narrativas, bem como o tom mordaz presente em algumas delas ao discorrer sobre os aspectos políticos e sociais. Para tanto, traçaremos um estudo de alguns princípios pressupostos pelas teorias da Análise do Discurso e da Análise da Conversação, do gênero narrativo e de alguns aspectos provenientes do contexto histórico e social.