Dissertações

2021 – 2016

Dissertações defendidas em 2021

Adriano Fagherazzi

Título: O livro de cozinha de marco gávio apício: um estudo sobre as práticas culturais alimentares no principado de Augusto e tibério

Nível: Mestrado

Orientadora: Profa. Dra. Arlete José Mota

Coorientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos

Data da defesa: mar/2021

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas alimentares no Principado de Augusto e de Tibério. Para elaborar esse estudo, temos como referência
documental o Livro de receitas de Apício, o mais antigo livro gastronômico latino, a fim de traçar um panorama de como a cultura alimentar se adequou a esse período de intensas modificações sócio-culturais da história romana. Antes de adentrar no corpus principal, discorreremos, de forma breve, acerca das práticas comerciais e econômicas do Principado, que teriam tornado possível que o mundo romano fosse cada vez mais familiarizado com a alimentação estrangeira. Em seguida, faremos um levantamento de como a figura de Apício foi retratada pela literatura latina e como foi construída a sua fama de gastrófilo e de glutão. Faremos um estudo sobre a cidade de Minturno, que foi apontada como residência do gastrônomo, para entender o contexto
geopolítico e social que rodeava Apício. Por fim, utilizamos o Livro de Cozinha de Apício a partir do método de Análise do Discurso, para fazer um levantamento documental, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre as práticas culturais alimentares e elaborar uma síntese do que seria a alimentação romana no Principado.

Palavras-chave: Apício, Livro de Cozinha, Cultura alimentar, Principado.

Fellipe Duarte da Silva Alves de Souza

Título: O uso dramático de elementos religiosos em Rudens, Poenulus e Aulularia

Nível: Mestrado

Orientador: Profa. Dra. Fernanda Messeder Moura

Resumo

Nesta dissertação oferecemos uma análise histórico-literária do uso dramático da prática religiosa em três das comédias plautinas, a saber, Rudens, Poenulus e Aulularia. Amparados no texto dessas peças, propomos que, por meio de uma dramaturgia propriamente romana, a representação cômica da prática religiosa privada e pública, que integrava a cidadania romana frente ao Helenismo, vem pautada no cotidiano e nos interesses da Vrbs inerentes à República de seu tempo. Contrapondo teorias que afirmam não haver nas peças plautinas um horizonte ético ou um tratamento coeso do culto, buscamos enfatizar o modo como o sarsinate representa diversas expressões de devoção ao divino de modo sensível aos costumes da sociedade quiritária (III-II a.C.). Concluímos que a religiosidade representada no teatro de Plauto complementa, por meio de sua engenhosidade poética, as personagens tipo e enriquece a comicidade dessas, tornando a correção de costumes proposta por Plauto mais eficiente e adequada ao abrangente público republicano de suas comédias.

Palavras-chave: Plauto. Religiosidade. Drama. Helenismo.

Walace Pontes de Mendonça

Título: Mapeamento métrico de de gestis mendi de saa (livro i), de José de Anchieta

Nível: Mestrado

Orientadora: Profa. Dra. Arlete José Mota

Coorientador: Prof. Dr. Fábio Frohwein de Salles Moniz

Data da defesa: abril/2021

Resumo

A métrica faz parte da identidade da poesia antiga ocidental, sobretudo das obras gregas e latinas. A incipiente coleta de dados exclusivos de cada autor coetâneo serve como base para constituir generalidades e particularidades, tanto métricas quanto prosódicas, de uma determinada época. Através da comparação de resultados significativos, manuais e compêndios são elaborados e simplificados, de modo a facilitar o estudo da técnica versificatória. Lucio
Ceccarelli e George Duckworth trazem contribuições estatísticas essenciais sobre poetas da Antiguidade. A poesia novilatina do séc. XVI, por sua vez, difere dos modelos clássicos em alguns fatores, logo é importante que continuemos a explorar as obras desse período de modo independente, até que haja um corpus satisfatório. Nesse sentido, María Hernáez deu início às investigações da métrica e da prosódia de Anchieta nos livros I e III, da obra De gestis Mendi
de Saa. Portanto, nossa proposta dá continuidade aos registros da técnica versificatória dessa mesma obra, mapeando e registrando outros traços métricos e prosódicos do livro I, a fim de colaborarmos com o desenvolvimento dos estudos renascentistas.

Palavras-chave: Renascimento; Poesia novilatina portuguesa; José de Anchieta; De gestis Mendi de Saa; Métrica latina.

Dissertações defendidas em 2020

Bárbara Jugurta de Oliveira Rocha Azevedo

Título: A representação dos animais como ideais comportamentais – um estudo comparativo do Fisiólogo na Tardoantiguidade e na Alta Idade Média
Nível: Mestrado
Orientador: Prof(a). Dr(a). Álvaro Alfredo Bragança Júnior Data da defesa:agosto/2020

Resumo

Bestiários são uma coletânea de pequenas histórias que descrevem animais reais e imaginários, vegetais e, até mesmo, pedras. Da mesma forma que as fábulas, também apresentam um fundo moral, porém com a diferença de que aqueles veiculam alegorias cristãs que servem como veículos de instrução ética e, do mesmo modo, contribuem para a instrução religiosa. A presente dissertação tem como objetivo traçar uma espécie de genealogia reversa dos animais do bestiário em Antigo Inglês até onde se supõe que sejam suas origens: as fábulas. Ao longo deste texto serão expostas fontes literárias da Antiguidade Clássica, como as fábulas de Esopo e Fedro, da mesma forma que o Fisiólogo em Antigo Inglês. Pretende-se, com este trabalho, demonstrar que, de fato, o bestiário aqui comentado possui raízes e/ou inspiração nas fábulas da Antiguidade Clássica e, também, comentar o significado de cada um dos animais propostos e suas mudanças de significado, caso haja.
Palavras-chave:Animais; Bestiário; Fábula; Idade Média; Antiguidade Clássica.

Abstract
Bestiaries are compilations of small stories which describe imaginary and real animals, plants and minerals. Having a similar concept to the fables, they also present moral aspects, but they are focused on presenting Christian allegories as means of ethical and religious instructions. The present dissertation aims to trace a type of reverse genealogy of the animals from the bestiary in Old English until where we suppose its origins rest: the fables. Throughout this text, there will be exposed literary sources of the Classical Antiquity, such as the fables of Aesop and Phaedrus, as well as the Physiologus in Old English. The purpose of this work is to demonstrate that indeed the mentioned bestiary is based on or inspired by the fables of the Classical Antiquity, and also to discuss the meaning of each one of the presented animals and their change of meaning, if it is the case.

Keywords:Animals; Bestiary; Fable; Middle Ages; Classical Antiquity.

Caroline Caetano de Freitas

Título: Os seres híbridos em Histórias Inacreditáveis, de Paléfato/ Caroline Caetano de Freitas Nível: Mestrado
Orientador: Prof(a). Dr(a). Fernanda Lemos de LimaData da defesa: agosto/2020

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo mapear os métodos utilizados por Paléfato no tratamento da racionalização das histórias de seres híbridos em Histórias Inacreditáveis, especificamente, como ele lida com os seres híbridos em relação às narrativas atribuídas a esses seres, suas partes compositórias e seus “caracteres”, na apresentação dos seres e nas suas racionalizações. Para tal foi realizado uma classificação das histórias dos seres fantasiosos presentes no ensaio para se descobrir quais eram as de seres híbridos, e também se descobriu que em algumas histórias os seres híbridos eram caracterizados como θηρίον. Assim, foi realizado um estudo sobre θηρίον e os seres híbridos que fundamentou o estabelecimento do corpus a ser estudado. O corpus é composto das seguintes histórias: “Centauros”, “A Esfinge Cadmeia”, “Cila” e “Belerofonte”.

Palavras-chave: Paléfato; Histórias Inacreditáveis; mitografia; racionalização; seres híbridos; θηρίον.

Abstract

The present dissertation aims to map the methods used by Palaephatus in the treament of the rationalization of the stories of hybrid creatures in Unbelievable Tales, specifically, how he deals with the hybrid creatures relative to the narratives attribued to these creatures, their compository parts and their “caracteres”, in the presentation of the creatures and in their rationalizations. For such, it was made a classification of the stories of fantastic creatures presented in the essay to discover which were the ones of the hybrid creatures, and it was also discovered that in some stories the hybrid creatures were caracterized as θηρίον. Therefore, it was realized a study about the relation between θηρίον and the hybrid creatures, that fundamented the establishment of the corpus to be studied. The corpus is composed of the following stories: “Centaurs”, “The Sphinx of Cadmeia”, “Scylla” and “Bellerophon”.
Keywords: Palaephatus; Unbelievable Tales; mythography; rationalization; hybrid creatures; θηρίον.

Cynthia Horn

Título: A construção das Missivas Paulinas e uma análise retórica e pragmática da carta aos Filipenses

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Marcos José de Araújo Caldas

Data da defesa: agosto/2020

Coorientador: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira

Resumo

O Sítio do Pica-pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato (1882-1948), obra composta por 23 livros, é um importantíssimo acontecimento na literatura
infantojuvenil, sendo pioneira desse gênero no Brasil. Publicados originalmente entre os anos 20 e 40 do século passado, os livros contribuíram para a felicidade da infância de gerações de brasileiros, assim como para a formação literária e mesmo para a educação escolar de crianças e jovens ao longo de décadas. Em nossos dias, o Sítio se tornou uma espécie de lugar comum no imaginário nacional: todos sabemos quem é o Saci, Cuca, Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia. Seu universo transbordou para as páginas de livros de outros autores, de literatura adulta e infantojuvenil. Seus personagens também escaparam dos livros, indo morar em filmes, séries de televisão, histórias em quadrinhos, desenhos animados, canções, musicais para televisão e até desfiles de escolas de samba: o impacto da obra de Lobato em nossa cultura é, simplesmente, imensurável. A dissertação procura uma visão abrangente de todos os livros do Sítio do Pica-Pau Amarelo, apontando o hibridismo como característica de coesão poética de seu multiverso, composto por vários universos literários, campos do conhecimento humano, tempos e espaços. Busca ainda os antecedentes, a formação e o desenvolvimento da obra de Lobato, as consequências e a pertinência na literatura, cultura e sociedade brasileira contemporânea, procurando inscrever o Sítio no contexto da literatura universal, dos territórios da vanguarda e da modernidade. Modernidade que, segundo o crítico Marshall Berman, perdura até hoje.

Palavras-chave: cultura remix, literatura infantojuvenil, hibridismo literário, modernidade.

Abstract

Sítio do Pica-pau Amarelo, a collection of twenty-three novels written by Monteiro Lobato (1882-1948), is credited with being a pioneering work in Brazilian children’s literature and is seen as a pivotal moment in the genre’s evolution. Lobato’s novels, which were first published between 1920 and 1940, have helped to develop the imaginations of Brazilian youngsters across generations, as well as their literary taste and academic progress. Sítio and its characters have all become household names in the Brazilian imagination: Saci, Cuca, Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, and Tia Nastácia are all well known by Brazilians.
Lobato’s universe has spilled over into the pages of adult and children’s books by various authors. His characters have made appearances in films, television series, comic books, cartoons, songs, television musicals, and even samba school parades, demonstrating that his work has had an incalculable impact on our society these days. The purpose of this dissertation, as challenging as it may be, is to present a thorough view of all of Sitio do Pica-Pau Amarelo’s works, highlighting hybridism as a characteristic of poetic cohesiveness of its multiverse, which is made up of numerous literary universes, domains of human
knowledge, times, and spaces. It also delves into the background, consolidation, and evolution of Lobato’s masterpiece emphasizing its impact and importance in contemporary Brazilian literature, culture, and society. Such an approach considers Sitio as a part of world literature, as well as the avant-garde and modernity domains. Modernity which, according to critic Marshall Berman, is still in progress.

Keywords: culture, brazilian children’s literature, literary hybridity, modernity

 

Danilo Azevedo Aguiar

Título: O rito sacrificial na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 

Nível: Mestrado

Orientador: Prof(a). Dr(a). Glória Braga Onelley Data da defesa:agosto/2020

Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em analisar os ritos sacrificiais, considerando os capítulos 8, 10 e 11 da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Apresenta-se, inicialmente, uma proposta de tradução do texto grego da referida Carta e, em seguida, um breve dissertar sobre o gênero epistolar. Tecem-se, ainda, comentários sobre o conceito de religião e sobre o papel do mito e sua importância nos ritos sacrificiais e no imaginário dos gregos. Em seguida, discorre-se acerca do sistema de sacrifícios da pólis coríntia, examinando-se como essa comunidade recebera o conceito de sacrifício do cristianismo paulino. Avalia-se, ainda, a questão da mesa dos ídolos e da mesa do Senhor. Finalmente, apresentam-se soluções paulinas para o comer a comida sacrificada aos ídolos.
Palavras-chave: Epístola paulina; rito sacrificial; coríntios; Ceia do Senhor.

Abstract: The purpose of this research is to analyze the sacrificial rites, considering the chapters 8, 10 and 11 of Paul’s First Letter to the Corinthians. This work initially shows a proposal to translate the Greek text of the aforementioned Letter, followed by a short lecture on the epistolary genre. Commentary are presented on the concept of religion and the role of myth, and its importance in sacrificial rites and in the imagination of the Greeks. After that, this research discusses the sacrificial system of the Corinthian polis, examining how this community had received the concept of sacrifice from Pauline Christianity. The question of the table of idols and the table of the Lord is also evaluated. Finally, Pauline solutions for eating the food sacrificed to idols are presented.

Keywords: Pauline epistle; Sacrificial rite; Corinthians; Lord’s Supper.

Douglas Esteves Moutinho

Título: Eneias e Augusto – a jornada do herói: uma análise da Eneida sob perspectiva monomítica e sua função como propaganda do principado de Augusto Nível: Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Data da defesa: Março/2020

Resumo
O período compreendido por Pax Romana iniciado por Augusto pode ser considerado como o auge da civilização romana. Nela teve início a Era de Ouro das Artes Latinas, tendo seu apogeu na literatura com a Eneida de Virgílio, poema que elogia o Império, o povo e seu representante máximo. Essa paz apenas foi possível graças a um conjunto de fatores, dentre eles a utilização da própria obra de Virgílio como propaganda. O trabalho em questão pretende analisar a obra e o momento histórico de sua composição, a fim de buscar os motivos que possibilitaram que a Eneida elogiasse de maneira tão substancial o princeps civitatis o qual ela retratava.
Palavras-chave:Roma; Augusto; Virgílio; Eneida; Eneias; Monomito; Psicanálise

Abstract
The period of time understood by Pax Romana initiated by Augustus may be considered the Roman civilization’s height, in which the Golden Age of the Roman Arts began. In the literature, it had its zenith with Virgil’s Aeneid, a poem which praises the empire, the people and his highest representative. This peace was possible only due to a set of factors, among them the use of the Aeneid as propaganda. This master´s thesis intends to analyze the work and the historical moment of its composition in order to find the unconscious motives which enabled the Aeneid to praise so substantially the princeps civitatis, who it portrayed.
Keywords: Rome; Augustus; Virgil; Aeneid; Aeneas; Monomyth; Psychoanalysis

Elizabeth Baptista Ribeiro Silva

Título: Antígona e Electra: um diálogo com o feminino

Nível: Mestrado

Orientador: Prof(a). Dr(a). Tania Martins Santos

Data da defesa: Fevereiro/2020

Resumo: Encontra-se na presente dissertação um estudo sobre as personagens Antígona e Electra, nas obras homônimas de Sófocles, pautado na análise de alguns excertos que evidenciam a maneira como elas se colocaram à frente de uma sociedade totalmente patriarcal. Nas obras citadas, as protagonistas afastam-se do comportamento estabelecido para mulher da época, que se caracterizava por um destino de submissão e de servidão. No entanto, as heroínas sofoclianas, apresentam-se destemidas, ousadas e de vontade inflexível. Têm por ideal a justiça ao genos: Antígona para sepultar o irmão Polinices, Electra para fazer vingar a morte do pai. Após a tradução dos passos selecionados, procedeu-se ao cotejo do comportamento das heroínas Antígona e Electra, em confronto com os seus antagonistas, com objetivo de traçar-lhes- o perfil, destacando-se lhes as semelhanças e as dessemelhanças apresentadas pelo tragediógrafo Sófocles.
Palavras-chave:Tragédia, Antígona, Electra, Sófocles

Abstract: A study of the characters Antigone and Electra is found in the present dissertation in the homonymous works by Sophocles, based on the analysis of some excerpts that show the way in which they placed themselves at the head of a totally patriarchal society. In the works cited, the protagonists move away from the behavior established for women of the time, which was characterized by a destiny of submission and servitude. However, the sofoclianas heroines appear fearless, daring and of inflexible will. They have as ideal justice to the genos: Antigone to bury Brother Polinices; in Electra to avenge his father’s death. After the translation of the selected steps, the behavior of the heroines Antigone and Electra was compared, in confrontation with their antagonists, in order to outline their profile, highlighting the similarities and dissimilarities presented by the tragediographer Sophocles.
Keywords: Tragedy, Antigone, Electra, Sophocles

Felipe Marques Maciel

Título: A presentificação da ausência e a dissolução da presença: a semântica da “saudade” nas épicas homéricas Nível: Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Fábio de Souza LessaData da defesa: Fevereiro/2020

Resumo

O propósito desta pesquisa é analisar a semântica do póthos e de seus cognatos nas épicas homéricas, a Ilíada e a Odisseia. Traduzido quase sempre por “saudade” ou “desejo”, defendemos que o póthos é um sentimento e uma emoção específicos da cultura grega e, como tal, com propriedades e conteúdos particulares que existem apenas na língua antiga. Sendo assim, tentamos recuperar o estatuto emocional do póthos utilizando métodos próprios da História das Emoções e abordagens da Antropologia. Desta maneira, discutimos em primeiro lugar a relação entre linguagem e realidade, para depois investigarmos o campo lexical do póthos na documentação, composto também pelo substantivo pothḗ e pelo verbo pothéō. Apesar de muitos tradutores tratarem póthos e pothḗ como equivalentes semânticos, argumentamos em direção contrária. Por último, analisamos o póthos a partir de seu valor social e de sua proximidade com a temática da morte, bem como sua apropriação pela poesia mélica arcaica.
Palavras-chave:Póthos; Emoções; Sentimentos; Poesia épica grega; Literatura grega.

Abstract
This dissertation presents a proposal of analysis of biblical texts through the pragmatic line. Being a form of discourse analysis that considers language as speech acts that occur in a given context of enunciation, it was strategically chosen as corpus for the development of the study two chapters of the book Acts of the Apostles, from the New Testament, because this book deals with the acts of evangelization of the disciples of Jesus in the early period of the Christian Era (first century AD), and these actions are thus understood as acts to be expressed by language and therefore subject to analysis in the proposed form. The selected chapters were Acts 16 and 17. Particular emphasis was placed on passages that presented different oppositions, due to the cultural richness that could be drawn from this tension. To deepen the meanings of the texts, the main objective of the analysis, the dissertation has various contents, ranging from historical studies focused on the Acts of the Apostles to the research of methodologies for biblical texts, especially those of the New Testament. The dissertation also has the full translation of Acts 16 and 17 by the author himself.
Keywords: discourse analysis; pragmatic line; Acts of the Apostles; context of enunciation; New Testament.

Gabriel Heil Figueira da Silva

Título: Citações e Alusões Socráticas no Encheirídion e nas Diatribai de Epicteto Nível: Mestrado
Orientador: Prof. Dr. Rainer Guggenberger
Data da defesa: Dezembro/2020

Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal o coletar das citações de discursos de Sócrates e alusões a Sócrates nas duas obras de Epicteto, Encheirídion e Diatribai. Todas as citações e alusões socráticas presente nas duas obras de Epicteto são apresentadas, bem como com as respectivas traduções junto a comentários a respeito de contexto e função de cada referência. Na segunda parte há uma análise sobre a função das referências dentro das obras. Essa análise das obras tem como objetivo principal verificar qual o papel de Sócrates em Epicteto, levando em conta os recursos argumentativos de Epicteto.
Palavras-chave:Epicteto; Diatribai; Encheirídion; Sócrates; citação; alusão.

Abstract
This work has as main objective the collection of quotations of discourses of Socrates and allusions to Socrates in the two works of Epictetus, Encheiridion and Diatribai. All the Socratic quotations and allusions present in Epictetus’s two works are presented, as well as with the respective translations together, with comments regarding the context and function of each reference. In the second part, we analyze the function of the references within the works, trying to detect the role of Socrates in Epictetus works, considering Epictetus’ argumentative resources.
Keywords: Epictetus; Diatribai; Encheiridion; Socrates; quotation; allusion.

Ludmila Alves da Silva

Título: O ENTHOUSIASMÓS em Ilíada

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira

Data da defesa: março/2020

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar algumas passagens da epopeia Ilíada em que ocorre um tipo de influência divina que pode ser denominada de enthousiasmós. O aparato metodológico utilizado foi a semiótica tripartite de Charles Morris, que faz uso de três forças de análise ligadas entre si: a sintaxe, a semântica e a pragmática, que servem como dimensões para a compreensão de significados necessários ao estudo da obra. Primeiramente, a semiótica tripartite foi empregada para a determinação do conceito de enthousiasmós, com base nos elementos formadores da própria palavra grega. Em um segundo momento, essa mesma teoria foi utilizada para a percepção do conceito na narrativa da Ilíada. Mostrou-se como, em várias passagens do poema, o enthousiasmós se faz presente no discurso épico, apesar da não existência do termo em Homero. Com base no receptor original da obra épica, em seu contexto arcaico, é possível perceber que Homero constrói um contexto literário que, antes do surgimento do pensamento filosófico-científico, fazia com que o pensamento mítico se mostrasse como a única maneira de se pensar o mundo. Isso é perceptível no modo como os deuses se apresentam, influenciando os homens e alterando o desfecho da narrativa de acordo com os seus desejos.
Palavras-chave:Homero; Ilíada; Semiótica Tripartite; Sintaxe; Semântica; Pragmática.

Abstract: This work has the objective to investigate some passages of the epic Iliad, in which occurs a type of divine influence that can be denominated enthousiasmós. The methodological apparatus which was used was Charles Morris’ tripartite semiotics, which uses three analysis forces connected among themselves: syntax, semantics, and pragmatics, that serve as dimensions to the comprehension of necessary meanings to the study of this piece of literature. Firstly, the tripartite semiotics has been used to determine the concept of enthousiasmós, based on the forming elements of the Greek word itself. In a second place, the same theory has been utilized to the perception of this concept in the Iliad’s narrative. It has been shown how, in several passages of the poem, the enthousiasmós is inserted in the epic discourse, despite the non- existence of this term in the poetry of Homer. Based on the original receptor of this epic work, inserted in an archaic context, it is possible to see that Homer constructs a literary context that, before the appearance of scientific-philosophical thinking, made mythical thinking the only possibility to understand the world. It can be noticed in the way the gods present themselves, influencing humans and changing the outcome of the narrative according to their objectives.
Keywords: Homer; Iliad; Tripartite Semiotics; Syntax; Semantics; Pragmatic.

Nanã de Alcântara Bezerra Pacheco

Título: Entre encantamentos de cura, proteção e orações – Religiosidade, Magia e Medicina da Antiguidade Clássica à Idade Média Central de expressão germanófona: Um percurso histórico-literário

Nível: Mestrado

Orientador: Prof(a). Dr(a). Álvaro Alfredo Bragança Jr.

Data da defesa:2020

Resumo

A presente dissertação concentra seu primeiro olhar no Império Romano da Tardoantiguidade, na busca pela cura e pela proteção através do uso de rituais religiosos e mágicos que atuavam como práticas medicinais. O segundo olhar foca no mundo germânico, mais especificamente na Alta Idade Média, que possuía uma ordem própria, em que a salvação divina advinda do cristianismo, que se expandia, criava uma realidade irreversível, embora encontrasse ainda sedimentadas práticas de religiosidade “pagãs”, que seguiam vivas e pulsantes, nestes territórios. Assim, é nesse contexto de confluência e adaptação do antigo e do novo que encontramos, em ambos os recortes históricos, as fórmulas de encantamento, misturadas com textos literários, médicos e religiosos. Apresentamos as fórmulas de encantamento de cura e proteção e demonstramos que em suas estruturas desenrola-se o entrelaçamento de práticas de religiosidade distintas e constata-se que as mesmas se presentificam através da crença no(s) poder(es) superior(es). A partir dos olhares plurais sobre as duas sociedades, em espaço-tempo distintos, evidenciam-se diversas semelhanças e, também, diferenças nas fórmulas e seus sincretismos.

Palavras-chave: Encantamento. Cura. Proteção. Medicina. Magia. Religiosidade.

Abstract
The present dissertation focuses its first look on the Roman Empire of the Late Antiquity, on the pursuit of the cure and the protection through the usage of religious and magical rituals which acted as medicinal practices. The second look focuses on the Germanic world, more specifically on the High Middle Ages. This period had its own order, in which the divine salvation arising from Christianity, which expanded, created an irreversible reality, even though it still had found sedimented “pagan” religious practices, which were still alive and pulsing in those territories. Thus, it is in this context of confluence and adaptation of the old and the new, in both historical sections, that we find the charms, mixed with literary, medical and religious texts. We present the charms for healing and protection and demonstrate that in their structures the intertwining of religiosity practices unfolds and it is observed, that these are present through the belief in higher power(s). From the plural perspectives of the two societies, in a different spacetime, several similarities and differences in the charms and their syncretism are evident.

Keywords: Charm. Cure. Protection. Medicine. Magic. Religiosity.

Wladimir Fernando da Silva Lamenha Lins

Título: Uma Proposta de Análise Pragmática dos Capítulos 16 e 17 do Livro Atos dos Apóstolos

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira

Coorientadora: Prof(a). Dr(a). Simone de Oliveira Bondarczuk Data da defesa: janeiro/2020

Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de análise de textos bíblicos fundamentada nos pressupostos teóricos da Pragmática. Por ser uma forma de análise do discurso que considera a linguagem como atos de fala que ocorrem em determinado contexto de enunciação, escolheuse estrategicamente como corpus para o desenvolvimento do estudo dois capítulos do livro Atos dos Apóstolos do Novo Testamento, pois tal livro trata dos atos de evangelização dos discípulos de Jesus no período inicial da Era Cristã (século I d.C.). Essas ações são, assim, entendidas como atos a serem expressos pela linguagem e, por isso, passíveis de análise na forma proposta. Os capítulos selecionados foram Atos 16 e 17. Deu-se especial ênfase em passagens que apresentavam oposições diversas, pela riqueza cultural possível de ser extraída dessa tensão. Para aprofundamento dos significados dos textos, objetivo principal da análise, investigou-se o contexto histórico implicado nos Atos dos Apóstolos, que vão de estudos históricos voltados para Atos dos Apóstolos à investigação de metodologias para os textos bíblicos, sobretudo, os do Novo Testamento. A dissertação conta ainda com a tradução integral de Atos 16 e 17 feita pelo próprio autor.
Palavras-chave:Análise do discurso; Linha Pragmática; Atos dos Apóstolos; Contexto de enunciação; Novo Testamento.

Abstract: This dissertation presents a proposal of analysis of biblical texts through the pragmatic line. Being a form of discourse analysis that considers language as speech acts that occur in a given context of enunciation, it was strategically chosen as corpus for the development of the study two chapters of the book Acts of the Apostles, from the New Testament, because this book deals with the acts of evangelization of the disciples of Jesus in the early period of the Christian Era (first century AD), and these actions are thus understood as acts to be expressed by language and therefore subject to analysis in the proposed form. The selected chapters were Acts 16 and 17. Particular emphasis was placed on passages that presented different oppositions, due to the cultural richness that could be drawn from this tension. To deepen the meanings of the texts, the main objective of the analysis, the dissertation has various contents, ranging from historical studies focused on the Acts of the Apostles to the research of methodologies for biblical texts, especially those of the New Testament. The dissertation also has the full translation of Acts 16 and 17 by the author himself.
Keywords: discourse analysis; pragmatic line; Acts of the Apostles; context of enunciation; New Testament.

Dissertações defendidas em 2019

Camille Gonçaves Pereira Pezzino

Título: Oralidade Grega e escrita Egípcia: um estudo do mito de Toth no Fedro

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Auto Lyra Teixeira

Coorientadora: Prof(a). Dr(a). Simone de Oliveira Bondarczuk

Data da defesa: dezembro/2019

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo qualificar a critica de Platão à escrita como aparece no Fedro, levando em consideração o contexto
sociocultural do filósofo e as influências literárias em sua obra, bem como a transição da oralidade à escrita na Atenas do século V a. C. Além disso,
destaca a importância da cultura egípcia e do deus Toth no próprio contexto do mito, obtendo-se uma leitura tanto egípcia quanto grega em relação ao
Egito, segundo o relato de Heródoto e, principalmente, de Platão. Dessa forma, o intuito é acrescentar aos estudos clássicos do mito uma perspectiva
voltada à escrita hieroglífica e à presença da deidade egípcia Toth, de modo a considerar o pensamento mítico e a importância de uma cultura milenar
que influenciou a Atenas do século V. a. C.

Palavras-chave: Toth; Platão; Fedro; Escrita; Oralidade; Egito.

Gabriel Paredes Teixeira

Título: Venenos, encantamentos e poções: As bruxas nas obras literárias latinas, do século I a.C. ao século II d.C.

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Deivid Valério Gaia

Data da defesa: março/2019

Resumo

Velhas, poderosas e terríveis. Por cerca de dois séculos as bruxas estiveram presentes em diversas obras importantes de gêneros variados da literatura latina. Entre as ações que elas praticavam estavam a invocação de fantasmas, o sequestro e assassinato crianças e a atração de amantes a partir de cantos e poções. Todas essas atividades ocorriam de maneira secreta e na calada da noite. Este trabalho tem por objetivo buscar soluções para algumas divergências encontradas nos estudos recentes acerca destas personagens. Para tanto, são utilizados conceitos para bruxaria desenvolvidos no interior da antropologia e da sociologia, com o intuito de delimitar quais personagens devem ser consideradas bruxas dentro do imaginário romano. A partir da delimitação e localização das bruxas nas obras, propõe-se isolar e quantificar suas descrições e ações recorrentes através da elaboração de um catálogo temático que possa servir como ferramenta para desfazer impasses atuais e futuros entre os acadêmicos que se propõem a estuda-las.

Palavras-chave: Bruxas; Literatura Latina; Folclore; Bruxaria; Crenças Populares

Old, powerful and terrible women. For about two centuries, witches were present in many influential works from different Latin literary genres. Their misdeeds
included the summoning of ghosts, kidnapping and murdering of children, and the use of enchantments and potions to draw young lovers. All these took place covertly, in the dead of night. This work aims to clarify some of the discrepancies detected in the most recente studies about these characters. In order to do so, we will borrow concepts from Anthropology and Sociology, with the purpose of defining which characters should be classified as witchs within the Roman mindset. Following this definition and the establishiment of the witches’ presence in the texts, our goal will be to isolate and quantify their most frequent descriptions and actions through the development of a thematic catalog, which can be used as a tool for solving present and future arguments amongst scholars who plan on studying them.

Guilherme Lemos Nogueira

Título: A representação da philía nos Theognidea e em Ética a Nicômaco

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. André Domingos dos Santos Alonso

Data da defesa: março/2019

Resumo

Com base no sentido que a noção de philía assume no Corpus Theognideum e nos livros VIII e IX de Ética a Nicômaco, objetiva-se, nessa pesquisa, demonstrar as relações dialógicas presentes nessas obras. De fato, a philía consiste em um vínculo pautado na igualdade e na reciprocidade entre agathoí, que são os únicos capazes de manter essa koinōnía, muito embora o termo que os designe possua conotações diferentes nesses corpora. Para levar-se a termo essa proposta, utilizam-se alguns aspectos da teoria bakhtiniana de dialogismo, segundo a qual todo enunciado estabelece, com outros, interlocuções remotas, que podem evidenciar relações de semelhança e dessemelhança entre as obras quanto à questão da philía.
Palavras-chave:philía; Corpus Theognideum; Ética a Nicômaco; dialogismo; proposta de tradução.

Abstract

Based on the meaning that the concept of philia has in the Corpus Theognideum and in Books VIII and IX of the Nicomachean Ethics, the purpose of this research is to demonstrate the dialogical relations these works present. In fact, philia consists in a connection guided by equality and reciprocity among agathoi, who are the only ones capable of maintaining this koinonia, although the word which designates them has different connotations in these corpora. In order to accomplish this objective, some aspects of the bakhtinian dialogism theory were used, according to which every statement maintains a remote relationship with others. This process may reveal similarities and dissimilarities between both works as to the theme of philia.
Keywords: philia; Corpus Theognideum; Nicomachean Ethics; dialogism; translation proposal.

 

Jônatas Ferreira de Lima Souza

 Título: Ateísmo na Antiguidade: aspectos teóricos e metodológicos para a inserção do tema na Antiguidade Egípcia, Mesopotâmica e Israelo-Judaíta e pressupostos para o estudo na Antiguidade Clássica

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Luiz Karol

Corientadora: Prof(a). Dr(a). Arlete José Mota Data da defesa: março/2019

Resumo

Como o próprio título desta dissertação indica, não objetivamos um estudo que busca evidências para a promoção de uma identidade ateísta na Antiguidade, seja Clássica ou não. Nesta, discutiremos a possibilidade do estudo do Ateísmo como tema, através de recursos teóricos e metodológicos que colocaremos em análise, para propormos diversas problematizações entorno desse tema, junto aos estudos de Etimologia, Egito Antigo, Mesopotâmia e Israel, além de uma hipotética ponte ao mundo grego. Questionaremos palavras como ateu e deus, promoveremos o trato com a etimologia, com teorias sobre crenças antigas,
mitologia, cosmogonia, questões de tradução, além de outros conhecimentos que venham a nos ajudar a dialogar com a nossa proposta de investigação, como a questão artística, o ceticismo e o pessimismo. Seja qual for o recurso teórico proposto, atentaremos para o diálogo interdisciplinar entre Antiguidade e presente.

Palavras-chave: Ateísmo; Antiguidade; Etimologia; Egito Antigo; Mesopotâmia; Israel.

Leandro Cordeiro de Souza

Título: Na Cama com o Satyricon: Uma Análise sobre as práticas homoeróticas em Petrônio

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Luiz Karol Data da defesa:abril/2019

Resumo

Esta dissertação apresenta uma análise sobre as diversas práticas homoeróticas no texto do Satyricon. Discutimos, na dissertação que se segue, tanto a sua autoria, quanto o tempo em que foi escrito. Após isso, passamos para uma análise de gênero literário buscando compreender em qual ele se encaixa. Caminhamos para uma análise e apresentação da fundamentação teórica, tendo por base a teoria de Michel Foucault como ponto principal e usamos como ponto de apoio a Teoria Queer. Por último, analisamos o texto, usando para isso tanto uma tradução em português, quanto uma versão em latim, buscando, em um primeiro momento, as relações sexuais e, posteriormente, focamos nas relações homoeróticas, com ênfase no personagem Encólpio e as suas diferentes práticas sexuais.
Palavras-chave: Sátira, Homoerotismo, Satyricon, Petrônio, Nero, Poder.

Abastract

This dissertation presents an analysis of the diverse assortment of homoerotic practices in Satyricon’s text. We discuss, in this dissertation, Satyricon’s authorship and the time it was written. After this, we analyze the literary genre of the text, looking to reach an understanding about in which one it correctly fits. We then proceed to the analysis and presentation of the theoretical foundation. Finally, we analyze the text; using both a Portuguese translation and the original version in Latin, we look primarily at the sexual relations, and secondly at the homoerotic relations, focusing on the character Encolpius and his different sexual practices.
Keywords: Satire, Homoerotism, Satyricon, Nero, Petronius, Power.

Paulo Gustavo Santos da Silva

Título: O Lugar dos vencidos na Eneida de Virgílio

Nível: Mestrado

Orientador: Prof(a). Dr(a). Fernanda Messeder Moura

Data da defesa:agosto/2019

Resumo

Na presente dissertação é apresentado um estudo crítico do tratamento literário de que o poeta latino Públio Virgílio Marão lança mão na caracterização e construção poética dos personagens, na Eneida, expostos como vencidos e dos cenários de suas derrocadas. Este trabalho tem por objetivo observar o lugar concedido aos vencidos no épico virgiliano, a fim de evidenciar que mais do que simplesmente encerrar meras narrativas de desfortúnios no poema, e diferentemente do que sugerem alguns conceitos da tradicional corrente exegética “otimista” da epopeia, o autor mantuano, por meio de estratégias literárias diversas, concede considerável posição de destaque à figura de indivíduos derrotados em sua obra, valendo-se, muitas vezes, de uma abordagem patética e – como que para que seja alistada a simpatia em favor dos mais fracos –, arquitetadamente produtiva – deixando aparentes vestígios literários que nos dão azo para enxergar a elevação de determinadas reflexões críticas, ora favoravelmente “otimistas”, ora “pessimistas” – e de tal modo recorrente que se torna factível admitir uma possível sistematização dos personagens derrotados em cinco grandes conjuntos, dentre os quais, nesta dissertação, será dada maior atenção analítica ao grupo dos sacrificialmente vencidos.
Palavras-chave: Virgílio, Eneida, Vencidos, Sacrifícios.

Abstract

This thesis sets forth a critical study of the Roman poet Virgil’s literary handling of the characterization and poetic making of those presented as the defeated ones in the Aeneid as well as of the settings of their defeat. The aim is to examine the place the defeated are given in Virgil’s epic with the assumption that the Mantuan poet, through various literary devices, endows the characters of defeated individuals with a considerably highlighted position in his work; and indeed beyond merely enveloping ill fated narratives in his epic; and contrastingly so to what some of the concepts within the traditional critical thread of “optimistic” reading of the poem have suggested. And also that Virgil repeatedly resorts for doing so to a pathetic and friendly approach – where empathy would be biased towards the defeated – which is conceivably fruitful where it brings out literary evidence allowing us to notice the disclosure of some critical reflections both “optimistic” and “pessimistic”; and in a recurring fashion to the point of making it feasible to propose a systematization of the defeated characters tentatively in five large groups. The focus in this thesis will be mostly the analysis of those defeated sacrificially.
Keywords: Vergil, Aeneid, Defeated, Sacrifices.

 

Ramon Alves Siqueira

Título: Oralidade Grega e escrita Egípcia: um estudo do mito de Toth no Fedro

Nível: Mestrado

Orientador: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira.

Data da defesa: janeiro/2019

Resumo
O presente trabalho se propõe a investigar o significado do verbo ei0mi/, ser, estar, existir, em alguns fragmentos do poema Da Natureza de Parmênides, e, assim, estabelecer de maneira mais aprofundada o próprio sentido do ser nesse filósofo. Dessa forma, o objetivo da presente dissertação é apresentar e propor a utilização de uma análise moderna para o estudo de Parmênides, a saber, a semiótica tripartite de Charles W. Morris, estudioso da linguagem que fornece em seus estudos a possibilidade de um olhar tridimensional sobre o texto por meio de uma análise que teoricamente faz uso, ao mesmo tempo, da sintaxe, da semântica e da pragmática (as três dimensões da análise) para compreender o objeto de estudo. Escolheu-se para empreender esse estudo alguns fragmentos importantes de Parmênides no tocante à utilização do verbo ei0mi/, que são os corpora de pesquisa: os fragmentos 2, 3 e 6, e ainda uma pequena parte do 8 (vv. 34-36). O posicionamento quanto à interpretação da filosofia de Parmênides se baseia nos estudos empreendidos por Néstor Cordero, que, com sua visão filológica, insere o filósofo definitivamente no âmbito da filosofia pré-socrática.
Palavras-chave:filosofia; Pré-socráticos; o ser em Parmênides; semiótica tridimensional.

Abstract
The present work intends to investigate the meaning of the verb ei0mi/, to be, to be in existence, to exist, in some fragments of the Parmenides’ poem On Nature, and thus establish, in a more in-depth way, the very meaning of the being in Parmenides. Thus, the purpose of the present dissertation is to present and propose the use of a modern analysis for the study of Parmenides, namely, Charles W. Morris’ tripartite semiotics, a language scholar who provides in his studies the possibility of a three-dimensional look at the text by means of an analysis wich theoretically makes use, at the same time, of syntatics, semantics and pragmatics (the three dimensions of the analysis) to understand the object of study. It was chosen to undertake this analysis some important fragments of Parmenides in relation to the use of the verb ei0mi/, which are the corpora of the research: the fragments 2, 3 and 6, and still a small part of the number 8 (verses 34-36). The point of view as to the interpretation of the philosophy of Parmenides is based on the studies undertaken by Néstor Cordero, Who, with his philological view, insert the philosopher definitively in the scope of the pre-Socratic philosophy.
Keywords: philosophy; Pre-Socratics; the being in Parmenides; semiotic three-dimensional.

Renata Ferreira Fernandes

Título: Eudaimonía e Makários: um estudo etimológico e sociocultural sob a perspectiva da escolha lexical do Sermão da Montanha

Nível: Mestrado

Orientador: Prof(a). Dr(a). Dulcileide Virginio do Nascimento Braga

Data da defesa: julho/2019

Resumo

O ser humano, em geral, busca a felicidade, independentemente da época, da geografia, da crença, da significação que se dá ao termo ou da forma com que se busca ou não esse estado pleno de bem-estar. Na antiguidade, essa busca foi muito discutida e pensada por seus grandes estudiosos e não há como estudar as questões relacionadas à existência humana e não mencionar os gregos e a antiguidade clássica. Levando em consideração que, a partir do período helenístico, havia um judaísmo helenizado contribuindo para a constituição cultural do ambiente do Mediterrâneo oriental e, por isso, o Novo Testamento foi escrito no dialeto κοινή da língua grega, e que o evangelho de Mateus é considerado pelos estudiosos como um momento de transição entre a antiga aliança e a nova e seu propósito é comprovar a concretização da profecia sobre o Messias, propagando seus ensinamentos com relação ao seu reino e seu povo, esta pesquisa tem por objetivo tentar perceber as motivações linguísticas e socioculturais que levaram o evangelista Mateus a escolher a palavra μακάριοϛ para traduzir as instruções de seu mestre, quando narra o famoso discurso das bem-aventuranças, ou chamado Sermão da Montanha, Mateus 5. 1-12, uma vez que a palavra mais utilizada pelos filósofos e pensadores da época para designar a felicidade era εὐδαιμονία.
Palavras-chave: makários, eudaimonía, etimologia, cultura, Sermão do Montanha.

Abstract

All human beings seeks happiness, regardless of the time, geography, belief, meaning that is given to the term or the way in which this state of well-being is sought or not. In the past this search was much discussed and thought by its great scholars and there is no way to study the issues related to human existence and not to mention the Greeks and classical antiquity. Taking into account that from the Hellenistic period there was a Hellenistic Judaism contributing to the cultural constitution of the eastern Mediterranean environment, hence the New Testament was written in the dialect κοινή of the Greek language and that the Gospel of Matthew is considered by scholars as a moment of transition between the old and new covenant and its purpose was to prove the fulfillment of the prophecy about the Messiah,propagating his teachings regarding his kingdom and his people, this research aims to try to understand the linguistic and sociocultural motivations that led the evangelist Matthew to choose the word μακάριος to translate the instructions of his master, when he narrates the famous discourse of well- adventures, or called the Sermon on the Mountain, Matthew 5: 1-12, since the word most commonly used by philosophers and thinkers of the time to designate happiness was εὐδαιμονία.
Keywords: makários, eudaimonía, etymology, culture, Sermon on the Mountain.

Dissertações defendidas em 2018

Beatriz Cerqueira de Castro

Orientador: Álvaro Alfredo Bragança 

Data da Defesa: Agosto/2018

Nível: Mestrado

Título:Uma deusa peregrina – trajetória literárias do culto à Ísis do Egito a Roma

Banca: Prof. Dr. Álvaro Alfredo Bragança Junior (Orientador), Profª. Drª. Arlete José Mota (Avaliadora Interna), Prof. Dr. Luiz Karol (Avaliador Externo), Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira (Avaliador Interno Suplente), Profª. Drª. Dulcileide Virgínio do Nascimento (Avaliadora Externa Suplente)

Resumo:

A presente dissertação tem como objetivo traçar uma trajetória da deusa Ísis desde suas origens egípcias até sua chegada em Roma, centrando-se em aspectos históricos, políticos e principalmente literários. Ao longo deste texto serão expostas fontes literárias e históricas tanto egípcias, como o Texto das Pirâmides, quanto gregas, De Iside et Osiride de Plutarco, e romanas, O Asno de Ouro de Apuleio e excertos textuais de Cícero, Lucano e Ovídio. Pretende-se com este trabalho demonstrar como uma deusa estrangeira cultuada por um povo sob domínio da Urbs conseguiu não apenas adentrar solo estrangeiro, como se tornar uma das deusas do panteão romano, tendo seu culto e seu festival celebrados por muitos anos, enfrentando e vencendo uma forte oposição em Roma e eternizando-se na literatura latina.

 

Carlos Eduardo da Silva dos Santos

Orientador: Anderson de Araujo Martins Esteves

Data da Defesa: Fevereiro/2018

Nível: Mestrado

Título: O retrato de um imperador: uma tradução comentada da Vita Galbae, de Suetônio

Banca: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira – UFRJ, Profª. Dr. Arlete José Mota – UFRJ, Prof. Dr. Amós Coêlho da Silva – UERJ, Prof. Dr. Deivid Valério Gaia – UFRJ, Suplente, Prof. Dr. Luiz Karol – UFRJ, Suplente

Resumo: Esta dissertação apresenta uma tradução comentada da biografia do imperador Galba, escrita por Suetônio em sua coletânea biográfica, intitulada De Vita Caesarum. Preliminarmente, apresentamos a vida do autor e sua obra. Em seguida, discorremos sobre o gênero biográfico na Roma antiga e sua relação com outros gêneros. Por fim, oferecemos a proposta de tradução da vida de Galba, com os subsequentes comentários, separados por capítulo.

Carlos Eduardo Schmitt

Orientador: Anderson de Araujo Martins Esteves

Data da Defesa: Maio/2018

Nível: Mestrado

Título:Tradução comentada das Orationes I, II, III de Quinto Aurélio Símaco Eusébio

Banca: Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira – UFRJ, Profª. Drª. Alice da Silva Cunha – UFRJ, Prof. Dr. Luiz Karol – UFRJ, Prof. Dr. Rainer Guggenberger – UFRJ, Suplente, Prof. Dr. Airto Ceolin Montagner – UFRRJ, Suplente

Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de tradução comentada das Orationes I, II e III de Quinto Aurélio Símaco Eusébio, que consistem em panegíricos pronunciados aos imperadores Valentiniano I (Orationes I e II) e Graciano (Oratio III) em Tréveris, entre os anos 369 e 370. Além da tradução comentada, o trabalho se volta a uma contextualização do momento histórico, interpretando-o desde a perspectiva da Antiguidade Tardia, apresentando fatores que o diferenciam significativamente da Época Clássica, contudo, sem ainda adentrar a Idade Média. Propõem-se também contextualizações sobre o orador e sua obra, seu estilo e os destinatários dela.

Daniel Amaro Coelho

Orientador: Ricardo de Souza Nogueira
Data da defesa: Dezembro/2018
Nível: Mestrado
Título: Contextos históricos da educação na Antiguidade Helênica e seus reflexos pragmáticos na atualidade

RESUMO: O objetivo desta dissertação é apresentar uma análise que conecta o passado da Grécia Antiga ao presente, mais precisamente, ao momento e ambiente da Escola pública no Brasil, em uma tentativa de entender o passado para propor temas e atividades em sala de aula. Nesse sentido, foram investigados contextos históricos e literários pertencentes à Grécia Arcaica e Clássica que contribuíram para um debate sobre a educação na contemporaneidade, em um direcionamento holístico voltado para as diversas disciplinas escolares, entendidas como conteúdos necessários à formação completa do indivíduo. Para tanto, são empregados os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, com o objetivo de compreender a possibilidade de utilização dos conteúdos do passado na atualidade, como ação interdisciplinar. Acredita-se que as práticas interdisciplinares, no contexto da educação pública atual, podem refletir aspectos que se encontram inseridos nas práticas de educação do passado da Antiguidade Grega. Nesse sentido, a presente dissertação emprega dois tipos de contextos, a saber, o contexto histórico, que visa a encontrar na Antiguidade Grega tendências e ambientes literários em que houve o surgimento de modelos de educação que viam a necessidade de formação do indivíduo por conteúdos vários, e o contexto de enunciação, conceito esse proveniente da linha pragmática de análise de discurso, que se direciona para a construção do enunciado desse discurso holístico acerca de educação na atualidade.
Palavras-chave: Homero; Esopo; Educação; Interdisciplinaridade; Antiguidade Helênica

ABSTRACT: The objective of this research is to present an analysis that connects Ancient Greece past to our present days, most precisely, to the moment and to the environment of the public education in Brazil. It’s an attempt to better understand the past in order to propose themes and activities to the classroom. In this sense, an investigation was held into historical and literary contexts concerning both Archaic and Classic Greece which contributed to a debate regarding education nowadays, in a holistic orientation facing the different school subjects, perceived as the necessary content to the full upbringing of the individual. Therefore, the concepts of multidisciplinarity, interdisciplinarity and transdisciplinarity are used aiming to better understand the possibility of using the past contents in the present, as an interdisciplinary action. Its believed that interdisciplinary practices, in the present context of public education, can reflect some aspects that are found in past pedagogical practices of Greek Antiquity. This way, this present research uses two kinds of contexts, the historical context, which aims to find in Greek Antiquity some tendencies and literary environments in which there were the birth of educational models that noticed the need of the formation of the being through different contents, and the enunciation context, a concept from the pragmatic line of the discourse analysis, which directs itself into the construction of statements of this holistic discourse about the education in the present.
Keywords: Homer; Aesop; Education; Interdisciplinarity; Hellenic Antiquity

Danilo Oliveira Nascimentos Julião

Orientador: Ana Thereza Basilio Vieira

Data da Defesa: Agosto/2018

Nível: Mestrado

Título: As inscrições latinas nos monumentos do Rio de Janeiro dos séculos XVIII e XIX

Banca: Ana Thereza Basilio Vieira – UFRJ, Henrique Fortuna Cairus – UFRJ, Luiz Barros Montez – UFRJ, Tatiana Oliveira RIbeiro – UFRJ, Lívia Lindoia Paes Barreto – UFF

Resumo: Pretendemos investigar, nesse trabalho, as inscrições latinas pertencentes a monumentos públicos do Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX. Observando tais inscrições e, à luz de conceitos como inscrição, memória e monumento, procuraremos mostrar que elas destacam figuras ilustres e alguns acontecimentos da cidade durante os períodos Colonial ou Imperial, épocas em que o Rio de Janeiro se tornou a capital do Brasil e vivenciou grandes mudanças em seu território e sua administração. Para analisarmos como as inscrições constroem a memória do Rio de Janeiro, é necessário também investigar a ligação dessas inscrições com a ciência da epigrafia. A história do Rio de Janeiro nos séculos XVIII e XIX, o desenvolvimento da língua latina na cidade e o histórico dos monumentos também serão investigados para proporcionar um melhor entendimento das inscrições e de como elas funcionam como um registro da história e memória da cidade.

 

Marcia Regina Menezes

Orientador: Tania Martins Santos

Data da Defesa: Junho/2018

Nível: Mestrado

Título: Da ficção à realidade: o poder do discurso de Aristófanes em Nuvens

Banca: Presidente, Profa Doutora Tania Martins Santos – PPGLC- UFRJ, Prof Doutor Pedro da Silva Barbosa – FL – UFRJ, Prof Doutor Ricardo de Souza Nogueira – PPGLC- UFRJ, Profa Doutora Dulcileide Virgínio do Nascimento Braga – UERJ, Suplente, Prof Doutor Rainer Guggenberger – PPGLC- UFRJ, Suplente

Resumo: Encontra-se na presente dissertação um estudo da comédia Nuvens, de Aristófanes, pautado na análise de alguns excertos que evidenciam estratégias discursivas na construção do pensamento crítico do mais célebre poeta cômico da Antiguidade Clássica, sobretudo, no tocante à educação nova. Em Apologia, de Platão, Sócrates, em sua defesa diante do tribunal que o julgava por impiedade e corrupção da juventude, menciona Aristófanes como o seu mais antigo e mais mordaz acusador, e aponta que a crítica feita pelo comediógrafo ao novo modelo educacional e seus representantes teria refletido negativamente em sua imagem, de tal forma que ele não poderia dissuadir o júri da má opinião formada. Devido ao diálogo entre as duas obras apresentar evidências do impacto da peça no cenário ateniense do séc. V a.C, a análise dos excertos buscou, então, associar as imputações feitas pelo poeta cômico em Nuvens com o pensamento grego corrente, à luz da recepção de seu discurso pelo público de Atenas.

 

Nathan Rodrigues da Silveira Murizine Branco

Orientadora: Fernanda Lemos de Lima

Data da Defesa: Dezembro/2018

Nível: Mestrado

Título: De Aquiles a Harry Potter, o herói nosso de cada dia: um estudo sobre o paradigma do herói da Antiguidade Clássica ao mundo da Mass Mídia

Resumo: O herói costumeiramente é estudado como parte de algo: da epopeia, da tragédia, da literatura, do cinema, etc. Raramente, contudo, o vemos como o centro de um estudo, mais raramente ainda em uma pesquisa voltada para a antiguidade clássica. Esta dissertação se propõe a contribuir para que uma lacuna existente no campo das letras clássicas seja preenchida, analisando o processo universal da construção dos heróis não apenas na atualidade, mas também em Grécia e Roma. Verificamos diversas concepções da figura heroica em diversos teóricos, sociólogos e filósofos. Entretanto, é partindo das considerações de Jung a respeito dos Arquétipos que seguimos a trilha deixada por Joseph Campbell e Christopher Vogler, na qual o herói se insere no Monomito. Procuramos identificar e compreender as modificações sofridas por ele ao longo do tempo em diversas culturas e, também, sua permanência quanto personagem clássico e mitológico desde as epopeias homéricas até o cinema contemporâneo.
Palavras-chave: Herói. Joseph Campbell. Harry Potter. Monomito.

Abstract: Hero is usually studied as part of something: epic, tragedy, literature, cinema, etc. Rarely do we see it as the center of a study, so much more rarely in research into ancient classics. This dissertation proposes to contribute to eliminate a gap existing in the field of classical letters, analyzing the universal process of the construction of heroes not only nowadays, but also in Greece and Rome. Can be observed different conceptions of heroic figure in several theorists, sociologists and philosophers. Hero is studied as part of several areas, but we want to put him at the center of this research because it is fundamental. However, it is from Jung’s considerations about the Archetypes that we follow the trail left by Joseph Campbell and Christopher Vogler, in which the hero is in the Monomyth.. We seek to identify and understand the changes undergone by him over time and in various cultures; and also their stay as classical and mythological character since Homeric epics to contemporary cinema.
Keywords: Hero. Joseph Campbell. Harry Potter. Monomyth.

 

Thaís de Oliveira Viríssimo

Orientador: Rainer Guggenberger

Data da Defesa: Junho/2018

Nível: Mestrado

Título:A análise do discurso aplicada em Atos dos Apóstolos como metodologia de ensino de grego Koiné

Banca: Presidente, Prof. Dr. Rainer Guggenberger Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLC), Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLC), Prof. Dra. Luciene de Lima Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Suplente, Prof. Dra. Glória Braga Onelley Universidade Federal Fluminense (PPGLC), Suplente, Profa. Dra. Dulcileide Virginio do Nascimento Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo: Pesquisa com orientações linguísticas, pedagógicas e filológicas, por meio da qual objetivouse viabilizar o diálogo entre a Análise do Discurso (AD) e o ensino de grego koiné, com fins de beneficiar a prática docente e as experiências de aprendizado de uma língua antiga nos cursos brasileiros de teologia. Diante da necessidade de se compreender a oferta da disciplina de grego no contexto específico, o caráter da pesquisa foi exploratório, orientado sob a luz dos princípios gerais das Ciências Sociais (MARCONI; LAKATOS, 2002; MATTAR, 2001). Após resultados preliminares, foram confirmadas deficiências no modelo vigente de ensino/aprendizagem do grego, de modo que, em vias de se identificar as raízes do problema, a pesquisa foi conduzida à etapa da consulta bibliográfica, revisando-se obras referentes ao assunto. Frente aos dados obtidos, foi posto em teste o pressuposto da aplicabilidade da AD como ferramenta de ensino, primeiramente, por meio da breve exposição de suas abordagens em relação ao Novo Testamento (PORTER, 2015; WESTFALL, 2005), e, em seguida, na sistematização de uma proposta pedagógica para o nível intermediário de ensino de grego koiné. Para tal, optou-se pelo modelo do analista do discurso Birger Olsson (2013), aplicando-o em Atos dos Apóstolos (cap. 13, vv.13-43). Foi aqui enfatizada a importância do tratamento do texto grego, com destaque a sua diagramação (GUTHRIE; DUVALL, 1998), como parte central do estudo de uma língua, cujo uso é principalmente instrumental.

 

Vinícius Francisco Chichurra

Orientador: Rainer Guggenberg

Data da Defesa: Agosto/2018

Nível: Mestrado

Título: Citações e alusões de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes na república, nas leis, no político e no banquete de Platão

Banca: Presidente, Prof. Dr. Rainer Guggenberger – UFRJ/PPGLC – UFRJ, Profª. Drª. Tania Martins Santos – UFRJ/PPGLC – UFRJ, Prof. Dr. Pedroda Silva Barbosa– UFRJ, Prof. Dr. Auto Lyra Teixeira – UFRJ/PPGLC – UFRJ, suplente, Profª. Drª. Simone de O. Gonçalves Bondarczuk – UFRJ, suplente

Resumo: O principal objetivo do presente trabalho é apresentar uma coleção de citações trágicas e alusões às peças trágicas dos principais tragediógrafos gregos – Ésquilo, Sófocles e Eurípides – dentro de quatro diálogos platônicos: República, Leis, Político e Banquete. Antes de adentrar ao corpus principal, realizar-se-á um breve estudo acerca da intertextualidade na qual as citações e alusões estão inseridas. Em seguida, pretende-se discutir sobre a posição de Platão sobre a poesia e como ela é tratada em seus diálogos e, uma vez que estejam entendidos os processos que envolvem essa pesquisa, há a apresentação da coleção de citações e alusões encontradas nos diálogos aqui analisados. Far-se-á necessário, após a exposição dessa coleção, uma análise detalhada das características dessas citações e alusões. Uma analogia ao trabalho feito pelo Dr. Rainer Guggenberger acerca das citações e alusões em Aristóteles é, por fim, exibida para finalizar o escopo necessário para melhor entender a tragédia grega dentro da filosofia clássica.

 

Dissertações defendidas em 2017

Bruno Torres dos Santos

Orientador: Anderson de Araújo Martins Esteves

Data da Defesa: fevereiro/2017

Nível: Mestrado

Título: A construção de um princeps: tradução e comentários sobre a Vida de Tito, de Suetônio

Banca: Anderson de Araújo Martins Esteves (PPGLC-UFRJ)Alice da Silva Cunha – UFRJ, Luiz Karol – UFRJ, Arlete José Mota – UFRJ, Suplente e Deivid Valério Gaia – UFRJ, Suplente.

Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de tradução comentada da Vida de Tito, biografia que faz parte do conjunto de doze biografias escritas por Suetônio no século II e.c., conhecidas como De Vita Caesarum. Além da tradução e dos comentários, são apresentadas reflexões a respeito do contexto histórico, político e social do autor, da produção da biografia enquanto um gênero literário na Roma Antiga e das concepções sobre tradução. Desse modo, podemos compreender como o princeps Tito é re-criado por Suetônio.

Estevão Andrade Santos

Orientador: Ricardo de Souza Nogueira

Data da Defesa: Agosto/2017

Nível: Mestrado

Título: O qau~ma e a qewri/a no Fedro de Platão

Banca: Ricardo de Souza Nogueira – PPGLC-UFRJ, Rainer Guggenberger – PPGLC-UFRJ, Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk – FL-UFRJ, Tania Martins Santos (suplente) – PPGLC-UFRJ e Dulcileide Virgínio do Nascimento (suplente) – UERJ.

Resumo

A presente dissertação tem por corpus o diálogo Fedro de Platão. Utilizando os conceitos de qau~ma (espanto/admiração) e qewri/a (teoria), almeja-se apresentar uma proposta de análise para os diálogos de Platão que possa servir para se aprofundar nas questões filosóficas expostas. No tocante ao diálogo Fedro, por seu caráter de síntese da filosofia platônica, foi possível evidenciar o momento em que esse diálogo expressa temas importantes a serem debatidos, justamente por se mostrarem dignos de admiração e instigadores ao ato de filosofar, como também o desenvolvimento natural dos argumentos até se alcançar a teoria ou a compreensão/contemplação da verdade referente às questões debatidas. Diante destas bases, o diálogo evidencia dois temas de superior importância, ao gerarem o devido espanto entre interlocutores do diálogo, motivando-os ao processo dialético: o lo/goj, discurso, e o e)/rwj, amor. Com o desenvolvimento natural dos temas sob a ótica da metodologia proposta, Platão evidencia sua teoria, que se encontra no recôndito da yuxh/, alma, a ponto de unir os assuntos dignos do ato de filosofar numa mesma justificativa, que serve de amparo tanto para o desenvolvimento da metodologia platônica de busca da verdade quanto para o próprio desvendar de sua doutrina filosófica.

Hiasmin Peres Rodrigues

Orientadora: Arlete José Mota

Data da Defesa: Fevereiro/2017

Nível: Mestrado

Título: VATES e CARMEN – As origens e a consagração de uma epopeia: um estudo do perfil de eneias a partir de sua viagem aos mundos inferiores

Resumo: A Eneida, de Virgílio, considerada como a epopeia nacional do povo romano, nos relata a história do herói, Eneias, desde sua fuga da guerra de Tróia até sua chegada às terras da Itália. A obra, dividida em doze cantos, nos reserva no canto VI assuntos instigantes no que se refere à catábase do herói, à descoberta do seu fatum, e à descrição de sua travessia pelos Mundos Inferiores. Outro aspecto importante para este estudo é a interação entre deuses e homens e como isso afeta o comportamento do herói, além do viés ritualístico presente na realidade de Eneias. Assim, ao analisarmos a obra com foco no canto VI, visamos traçar um perfil do herói com base em sua descida para o meio da obra, da terra e de si mesmo.

Michael Holanda Andrade

Orientador: Tania Martins Santos

Data da Defesa: Dezembro/2017

Nível: Mestrado

Título:A dýnamis do logos gorgiano: a personagem Helena como metáfora do elogio ao discurso

Banca: Presidente, Profa. Dra. Tania Martins Santos – PPGLC-UFRJ, Profa. Dra. Simone de Oliveira Gonçalves Bondarckuk – FL-UFRJ, Prof. Dr. Ricardo de Souza Nogueira – PPGLC-UFRJ, Profa. Dra. Dulcileide Virgínio do Nascimento Braga (suplente) – UERJ, Prof. Dr. Rainer Guggenberger – PPGLC-UFRJ (suplente)

Resumo: A dissertação ora proposta tem como “corpus” a obra “Encômio de Helena”, de Górgias de Leontinos. Pautando-se nos conceitos apresentados por estudiosos renomados, propõe-se uma investigação dos recursos retórico-estilísticos utilizados pelo sofista, em Encômio de Helena, a fim de demonstrar que o propósito da construção desse texto tem como objetivo não o elogio a Helena, mas, sim, ao discurso. Górgias elaborou um discurso de defesa a fim de eximir a lendária Helena de Troia da responsabilidade pela guerra que ocorreu entre gregos e troianos. A personagem Helena é apresentada pela tradição literária como a causadora do conflito entre Grécia e Troia. Górgias de Leontinos advoga a favor de Helena, ao destacar argumentos favoráveis à defesa dela.

Stefania Sansone Bosco Giglio

Orientador: Ricardo de Souza Nogueira

Data da Defesa: Setembro/2017

Nível: Mestrado

Título: Cavaleiros, de Aristófanes: estudo de uma proposta de tradução

Banca: Presidente, Prof. Doutor Ricardo de Souza Nogueira, PPGLC – UFRJ, Profa. Doutora Tania Martins Santos, PPGLC – UFRJ, Profa. Doutora Martha Alkimin de Araújo Vieira, PPGCL – UFRJ, Prof. Doutor Rainer Guggenberger, PPGLC – UFRJ (Suplente), Profa. Doutora Dulcileide Virginio do Nascimento Braga, UERJ (Suplente)

Resumo: Um dos grandes cronistas brasileiros da chamada Belle Époque, João do Rio oferece recriações singulares de diversos tipos sociais da cidade do Rio de Janeiro, propondo uma aproximação entre antropologia urbana e literatura que marca definitivamente sua obra. Por meio de seu olhar perspicaz, mas nem por isso imparcial, publica, no começo do século XX, diversos textos que versam sobre os corpos negros da urbe, atendo-se a dois eixos temáticos que chamam a atenção: a religião cultuada pelos africanos no Brasil da época e os costumes para a celebração de suas divindades; os festejos relacionados ao carnaval, bem como os cordões e pontos de interseção entre religião e a festa popular. Nosso objetivo é analisar os escritos de João do Rio problematizando as afirmações sincréticas e, talvez, etnocêntricas propostas nas crônicas. Também mobilizaremos conceitos capazes de nos ajudar a situar as crônicas no conjunto da obra do autor, como corporeidade, oralidade, etnografia urbana, etc., ainda sob uma análise culturalista. Dessa forma, esperamos oferecer uma visão acurada do trabalho de (quase) etnógrafo de João do Rio, com destaque para a ambivalência nas construções de sentido das crônicas.

Palavras-chave: João do Rio; crônica; carnaval; candomblé; experiência urbana; negritude; literatura brasileira

Abstract: Nesta pesquisa, procura-se refletir acerca da problemática da tradução de textos literários, em especial textos da Antiguidade Clássica, com base nas teorias de Berman (2007), Ricoeur (2011) e Campos (2015). Pretende-se pensar a prática tradutória e desenvolver uma proposta de tradução para a comédia Cavaleiros, de Aristófanes, representada nas Leneias de 424 a.C., a fim de (re)construir a linguagem cômica proposta pelo autor, em seu tempo, na língua portuguesa falada no Brasil. Além da tradução e das notas, serão apresentados os procedimentos da tradução recategorizados por Barbosa (1989) utilizados como suporte teórico para desenvolver a versão do texto do grego para o português.

 

Dissertações defendidas em 2016

Braulio Costa Pereira

Orientador: Anderson de Araújo Martins Esteves

Data da Defesa: fevereiro/2016

Nível: Mestrado

Título:“Tradução comentada da Vida de Calígula do De Vita Caesarum, de Suetônio”

Banca: Anderson de Araújo Martins Esteves (PPGLC-UFRJ) Amós Coelho da Silva (UERJ), Arlete José Mota (PPGLC-UFRJ), Fernanda Messeder de Moura (PPGLC-UFRJ – Suplente), Regina Maria da Cunha Bustamante ( PPGLC-UFRJ – Suplente).

Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de tradução e comentários da Vida de Calígula, biografia que faz parte do conjunto de doze biografias escritas por Suetônio no século II d.C., conhecidas como De Vita Caesarum. Além da radução e dos comentários, são apresentadas reflexões a respeito do contexto histórico e literário de produção da biografia e a respeito da biografia enquanto gênero literário na Roma Antiga.

Douglas Gonçalves de Souza

Orientador: Ana Thereza Basilio Vieira

Data da Defesa: Agosto/2016

Nível: Mestrado

Título: “Helena do Egito: um estudo acerca do comportamento da famosa personagem na tragédia homônima de Eurípides (412 a.C.)”

Banca: Ana Thereza Basilio Vieira (PPGLC-UFRJ), Paulo Sérgio de Vasconcellos (PPGL/IEL – UNICAMP), Livia Lindoia Paes Barreto (PPGEL/IL – UFF), Patricia Prata (PPGEL/IEL – UNICAMP – Suplente), Fernanda Messeder Moura (PPGLC-UFRJ – Suplente).

Resumo: Nesta pesquisa, procura-se descrever as relações intertextuais existentes na lamentatio amorosa das personagens femininas da obra elegíaca Heroidum Epistulae de Ovídio. Assim, associando concepções sobre o fazer poético na Antiguidade aos conceitos mais recentes de arte alusiva e de intertextualidade, este estudo expõe o modo como o autor recorre a textos da tradição literária latina por meio de procedimentos alusivos.

Luciana Ferreira da Silva

Orientador: Tania Martins Santos

Data da Defesa: Março/2016

Nível: Mestrado

Título: “Helena do Egito: um estudo acerca do comportamento da famosa personagem na tragédia homônima de Eurípides (412 a.C.)”

Banca: Tania Martins Santos (PPGLC-UFRJ), Dulcileide Virginio do Nascimento Braga (UERJ), Ricardo de Souza Nogueira (PPGLC-UFRJ), Elisa Costa Brandão de Carvalho (UERJ – Suplente), Auto Lyra Teixeira (PPGLC-UFRJ – Suplente).

Resumo: A dissertação por ora proposta é resultado das pesquisas realizadas na gradu-ação, no período de 2010 a 2013, por meio da Iniciação Científica, a qual teve como tema de estudo o gênero feminino na Antiguidade. Inicialmente, buscou-se traçar o perfil de uma esposa ideal, com base no texto literário Econômico, do prosador ático Xenofonte. Em seguida, comparou-se o comportamento da mulher-cidadã com o das mulheres livres, das hetairai, e, ainda, das prostitutas e das concubinas. Por fim, procurou-se analisar duas das esposas mais famosas da Literatura Grega, Penélope e Helena, respectivamente. Com base nas características apresentadas por Xenofonte em Econômico, ob-servou-se que Penélope pode ser considerada modelo de esposa ideal na literatura, não só por ser uma mulher virtuosa e fiel, mas, também, por ser ardilosa.

Eurípides, por sua vez, apresenta, na tragédia Helena, uma versão diferencia-da do famoso mito, em que Páris rapta a esposa de Menelau e a leva para Troia, dando início à guerra entre gregos e troianos. Nessa peça, a filha de Zeus não teria fugido com Páris, mas sido levada por Hermes para o Egito, a mando de Hera, e lá ficaria escondida até que seu esposo a encontrasse e conseguisse levá-la de volta para Esparta.
Desse modo, pretende-se analisar, nessa dissertação, a personagem Helena na peça homônima de Eurípides, fazendo-se uma comparação entre esta e a rainha de Ítaca, de maneira a encontrar características que fazem da tindárida uma nova Penélope: uma esposa não só fiel, recatada e honrada, mas também muito astucio-sa. Para isso, serão utilizados, ainda, outros textos literários, além da peça Helena e da epopeia Odisseia, tais como a tragédia Troianas, também de Eurípides, e a im-portante epopeia de Homero, Ilíada.

Mariana Beraldo Santana do Amaral da Rocha

Orientadora: Arlete José Mota

Data da Defesa: fevereiro/2015

Nível: Mestrado

Título: “RUMPITUR INVIDIA QUIDAM”: Um Estudo sobre os Conceitos de Imitatio, Aemulatio e Plagium nos Epigrammata de Marcial

Banca: Arlete José Mota (PPGLC-UFRJ), Airto Ceolin Montagner (UERJ), Tânia Martins Santos (PPGLC-UFRJ), Regina Maria da Cunha Bustamante ( PPGLC-UFRJ – Suplente) e Anderson de Araujo Martins Esteves (PPGLC-UFRJ – Suplente).

Resumo: O principal objetivo do presente trabalho é analisar os epigramas de Marcial (39/41 – 103/104 d.C), trazendo a lume o processo de produção literária dos antigos romanos. Antes de adentrar ao assunto, realizar-se-á um pequeno estudo sobre o gênero epigramático em geral. Em seguida, pretende-se discutir sobre os processos de imitatio e aemulatio, à luz do que os próprios retóricos antigos tinham como conceituação. Uma vez que estejam entendidos os processos de imitatio e aemulatio sob a ótica dos autores antigos, será preciso conceituar tais processos dentro do que os teóricos modernos chamam de intertextualidade. Para exemplificar os processos, far-se-á necessário analisar como o epigramista trabalhou com os processos indicados, em especial no que tange a emulação de Catulo, mestre declarado do poeta, Horácio, emulado dentro de um viés filosófico e Ovídio, emulado no que cerca a temática do exílio em sua obra. Para que se trate sobre o plágio na Antiguidade, recorrer-se-á aos ensinamentos do direito romano, sem que antes se entenda o processo de cópia e publicação de uma obra naquele tempo, ademais, a obra de Marcial oferece escopo necessário para que se entenda como se desenvolvia o vício de plágio na Antiguidade, visto que o poeta foi pioneiro ao se referir ao copiador de suas obras como plagiador.

Wagner Luiz da Silva

Orientador: Ricardo de Souza Nogueira

Data da Defesa: Agosto/2016

Nível: Mestrado

Título: “Os ditados e os provérbios em Traquínias de Sófocles”

Banca: Ricardo de Souza Nogueira (PPGLC-UFRJ), Shirley Fátima Gomes de Almeida Peçanha (PPGLC/UFRJ), Dulcileide V. do Nascimento Braga (UERJ), Auto Lyra Teixeira (UFRJ – Suplente), Fernanda Lemos de Lima (UERJ – Suplente).

Resumo: Nesta dissertação, pautada em Traquínias de Sófocles, busca-se, por meio da análise do discurso da linha pragmática, extrair alguns ditados e provérbios do texto, com vista a analisá-los e compreendê-los em suas funções para o desenvolvimento da peça. Ressalta-se a importância de se diferenciar ditado de provérbio, tendo em vista que o primeiro apresenta metáfora e o segundo não. Esses tipos de discurso sapiencial (ditado e provérbio), de natureza peculiar, aparecem de forma vigorosa em meio ao texto de Traquínias, uma vez que enfatizam o próprio valor trágico inerente ao gênero tragédia.

Zildene de Souza

Orientador: Arlete José Mota

Data da defesa: Julho/2016

Nível: Mestrado

Título: “Febo e Jacinto: um outro olhar sobre o mito”

Banca: Arlete José Mota (PPGLC-UFRJ), Anderson Araújo Martins Esteves (UFRJ), Maria Regina Candido (UERJ), Ricardo de Souza Nogueira (UFRJ – Suplente), Amós Coêlho da Silva (UERJ – Suplente).

Resumo: A poesia latina teve seu apogeu no nomeado Século de Augusto, onde se destacaram vários poetas, entre eles, Ovídio. Na fase da maturidade, o elegíaco compôs as Metamorfoses. O presente trabalho consiste na tradução e análise do excerto que abrange os versos 162 a 219 do livro X das Metamorfoses de Ovídio, episódio referente à metamorfose de Jacinto. A análise consiste em uma abordagem baseada na análise da narrativa, acompanhada de reflexões sobre a importância do mito na sociedade romana e as relações amorosas e elaboração ou reelaboração no texto literário.