Docentes

Dr. Álvaro Alfredo Bragança Junior
Cargo: Prof. Titular
Resumo do currículo
Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica
Minibiografia: Bacharel em Letras Português Alemão (1986) e Português Latim (1989) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Licenciado em Letras Português Alemão (1986) e Português Latim (1992) pela mesma universidade. Atualização em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de Freiburg, Alemanha (1989), Mestre em Lingüística e Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) com Estágio Pós-doutoral em História Medieval pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha, em 2001-2002. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Setor de Alemão da UFRJ e de setembro de 2023 a julho de 2024 foi Professor Convidado pelo Schwerpunktprogramm Übersetzungskulturen der Frühen Neuzeit nas universidades de Göttingen e Würzburg, Alemanha e de janeiro a abril de 2024 foi bolsista da Herzog August Bibliothek em Wolfenbüttel, onde desenvolveu trabalho de pós-doutoramento. Entre 2002 e 2018 foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História, UFRJ, e desde 2016 atua como Professor Permanente do PPGLC. Membro da Academia Brasileira de Filologia, da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro, tendo sido membro do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da Universidade Federal Fluminense e membro fundador do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Coordenador Geral do Núcleo Interdisciplinar de Estudos das Literaturas da Idade Média (NIELIM), Laboratório cadastrado na PR-2 da UFRJ, além de membro co-fundador e pesquisador permanente do GT “Estudos Medievais” da ANPOLL e atualmente do GTECEM. É parecerista ad hoc da FAPESP e CAPES e Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Alemã e Latim Medieval atuando principalmente nos seguintes temas: história comparada, tradução de textos da literatura alemã medieval, baixa idade média alemã, baixa idade média latina, idade média latina, paremiologia latina medieval e literatura em latim do século XVII.

Dra. Ana Thereza Basílio Vieira
Cargo: Profa. Titular
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Prosa latina clássica e a evolução da língua latina em contextos discursivos.
Linha de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico.
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Bacharelado em Letras Português-Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latina, crítica, poesia, literatura italiana, tradução e história.

Dr. Anderson de A. Martins Esteves
Cargo: Prof. Associado
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Historiografia latina.
Linha de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico / Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas. Desde 2012, é coordenador-geral do grupo de pesquisa ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade. É membro associado da UMR 8210 ANHIMA (Anthropologie et Histoiredes Mondes Antiques), do Lhia – Laboratório de História Antiga, vinculado ao Instituto de História da UFRJ e pesquisador do grupo Gêneros da prosa greco-latina, vinculado ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP. Tem experiência na área de Letras Clássicas, com ênfase em língua e literatura latinas, historiografia e biografia antigas e estudos de gênero.

Dra. Arlete José Mota
Cargo: Profa. Associada
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Manifestações do riso na literatura latina, em especial na sátira e no epigrama.
Linha de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico/ Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica
Possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Latim pela Faculdade de Letras da UFRJ (1985), Especialização em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/ PPGLC, 1987), Mestrado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/PPGLC, 1991), Doutorado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ,/PPGLC,1998) e Pós-doutorado (UERJ, 2016). É docente da Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ/ Departamento de Letras Clássicas- Setor de Latim desde 1994, atualmente como Professor Associado IV. Docente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/UFRJ de 2005 a 2007. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ (PPGLC), desde 2010. Membro da Comissão do Conselho de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, no biênio 2002/2003 e Representante do Departamento de Letras Clássicas no Conselho de Extensão no biênio 2010/2011. Substituta Eventual do Chefe de Departamento de Letras Clássicas, de outubro de 2010 a outubro de 2012. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa / CNPq, “Brathair -Grupo de Estudos Celtas e Germânicos “. Membro do Laboratório de Pesquisa vinculado ao PPGLC, ?ATRIVM ? Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Substituta Eventual do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ, de dezembro de 2015 a dezembro de 2019.Pesquisadora do Projeto de Extensão ?Os clássicos no acervo de obras raras da Biblioteca Nacional?, desde 2018.

Dra. Beatriz Cristina de Paoli Correia
Profa. Adjunta
Resumo do currículo
Linha de pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego
Minibiografia: Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Teoria Literária também pela Universidade de Brasília (2004) e Doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2015). Fez estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Metafísica (PPGμ) da Universidade de Brasília (2025). É Professora Adjunta de Língua e Literatura Grega na Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (PPGLC). Foi Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) durante o biênio 2018-2019. Atualmente é editora da Archai – Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental (Cátedra Unesco Archai-UnB) e do Podcast Archai (Cátedra Unesco Archai-UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, pesquisando principalmente os seguintes temas: adivinhação, sonhos e tragédia grega.

Dr. Fábio de Souza Lessa
Cargo: Prof. Titular
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: História do gênero e relações de poder, feminino e masculino, em Atenas; Construção de identidades e alteridades na pólis; Práticas corporais gregas e práticas esportivas na Grécia Antiga.
Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Laboratório de História Antiga e ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de História da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Laboratório de História Antiga (UFRJ), Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (UFF), ATRIUM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) e ARCHAI: As Origens do pensamento Ocidental (UnB). É membro colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História, com ênfase em Grécia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: História de Gênero e Relações de Poder, Feminino e Masculino em Atenas, Construção de Identidades e Alteridades na Pólis, Práticas Corporais Gregas e Práticas Esportivas na Grécia Antiga. Foi o primeiro diretor do Instituto de História da UFRJ, no período de janeiro de 2011 a julho de 2016. É editor da Revista Phoînix do Laboratório de História Antiga da UFRJ.

Dr. Fábio Frohwein de Salles Moniz
Cargo: Prof. Adjunto
Resumo do currículo
Linha de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico..
Doutor em Literatura Brasileira e em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Língua e Literatura Latinas do Departamento de Letras Clássicas da Faculdade de Letras da UFRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Coordenador do projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas, realizado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional. Coordenador do programa de extensão ALAcer: Ações com Livros em Acervos. Editor da revista Calíope: Presença Clássica. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional. Vice-líder do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. Bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP-FBN) em 2020-2021 com a pesquisa O Glossário do Silêncio: palavras, expressões, versos e poemas expurgados na coleção Ad usum Delphini. Principal interesse em doutrinas gramaticais do séc. XV, em fenômenos de transmissão do texto latino clássico e em tradução de obras renascentistas de
expressão latina. Publicações mais recentes: Um manifesto do humanismo renascentista: tradução da epístola introdutória e do proêmio do livro I das Elegantiae Linguae Latinae de Lorenzo Valla, Revista Translatio (2021); Glossário latim-português de impressores de incunábulos (primeira parte), Floração: Revista de Crítica Textual do LABEC UFF (2021); A construção de um glossário de topônimos latinos no Brasil (em coautoria com Lucia Pestana da Silva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O sistema nominal latino nos Rudimenta Grammatices, de Niccolò Perotti (em coautoria com Marcelle Mayne Ribeiro da Silva), Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios (2019); O ritual das Lemúrias nos Fastos de Ovídio: tradução performativa (em coautoria com Walace Pontes de Mendonça), Calíope: Presença Clássica (2019).

Dra. Fernanda Lemos de Lima
Cargo: Profa. Associada
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Neoplatonismo e sua permanência nas expressões de arte e de literatura pós-clássica, A tragédia e o trágico: suas reverberações ao longo do tempo e modelos literários da antiguidade: permanência, adaptações e persistências na literatura e na arte
Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Graduada em Letras – Português – Grego (UFRJ – 1993), mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (1997) e doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (2003), tendo realizado pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ (2014). Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuado no mestrado em Literatura Comparada e Teoria da Literatura, oferecendo disciplinas voltadas para as discussões a respeito da tragédia, do trágico e de sua permanência na arte e nas teorias. Na graduação, oferece disciplinas de Literaturas Clássicas, Literatura Grega e Língua grega e, na extensão, oferece cursos de grego moderno. Coordena o Projeto de Pesquisa “A tragédia e o trágico: reflexões filosófico-teóricas sobre o trágico suas transformações e sua permanência”, além de desenvolver , no âmbito do programa Pró-ciência da UERJ, o projeto “Argumentação filosófico-teúrgico em Jâmblico de Calcis: tradução e leitura crítica de PerÌ Mysteríon”.

Dra. Fernanda Messeder Moura
Cargo: Profa. Adjunta
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Epopeia, teatro e lírica.
Linha de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico.
Minibio: Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel e licenciada em Letras (Português-Latim) pela mesma instituição, volta-se para a pesquisa da epopeia latina, com especial interesse em Estácio, da qual resultou sua tese de doutorado sobre a relação do apelo com a unidade épica da Tebaida. Volta-se igualmente para o estudo do teatro latino, sobretudo Sêneca, de quem traduziu a Fedra (2007). Está credenciada como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: “Estudos sobre o Teatro Antigo (USP)”, “Entre gramática e retórica grega e latina (USP)” e “Laboratório de Estudos Clássicos (UFF)”.

Dra. Glória Braga Onelley
Cargo: Profa. Titular
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Poesia Lírica Arcaica: a Épica de Homero, a poesia didática de Hesíodo e os líricos gregos até Píndaro; Direito ático.
Linha de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego.
Possui graduação em Português-Grego (Bacharelado – 1981; Licenciatura – 1982) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Letras Clássicas pela mesma Universidade. Bolsista da CAPES (doutorado sanduíche – 1995 -1996), na Universidade de Coimbra. No doutorado, teve como orientadoras as professoras doutoras Nely Maria Pessanha (UFRJ) e Maria Helena da Rocha Pereira (Instituto de Letras da Universidade de Coimbra). Professora aposentada (a pedido) da Faculdade de Letras da UFRJ, onde atuou na graduação e na pós-graduação em língua e literatura grega. Atua, desde 2016, como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Atualmente, é professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, com experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Clássicas. Desde janeiro de 2019, participa do Projeto de Execução de Periódicos Acadêmicos do Instituto de Letras da UFF. Professora convidada, em abril de 2009, a integrar a equipe de investigação do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Investigadora Colaboradora da UID- Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Vice-líder do grupo de pesquisa LEC/UFF/CNPq, desde outubro de 2018. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e quatro livros publicados, dois dos quais pela Imprensa da Universidade de Coimbra e dois pela Editora 7Letras

Dra. Greice Ferreira D. Holzweber
Cargo: Profa. Associada
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Poética, Semiótica Teatral, Tradução, Comédia Grega Antiga
Linha de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense na área de Clássicas – Língua e Literatura Grega. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ. Pesquisadora do Laboratório de Letras Clássicas da UFF, com projetos na área de Estudos da Tradução. Membro da Sociedade Brasileira de Letras Clássicas. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016), sob a supervisão do professor Herbert Bannert, participando do seu projeto de pesquisa “Real- Abstract-Imaginary Greek Theater in Performance”. Tem Bacharelado e Licenciatura em Letras, Português-Grego, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), onde também fez o Mestrado (2002) e o Doutorado (2010) em Letras Clássicas, sob a orientação da Professora Emérita Nely Maria Pessanha. De 2000 a 2007, atuou como professora de Língua Portuguesa, Português Instrumental e Latim na extinta Universidade da Cidade, nos cursos de Letras e Administração. Foi pesquisadora de Iniciação Científica na Fundação Getulio Vargas (1997-1999), na área de Administração Pública, com enfoque em Políticas Públicas e Gestão de Pessoas, tendo sido orientada pela Professora Valéria de Souza. Em 1995 e 1996, foi monitora de Língua Grega do Departamento de Letras Clássicas da UFRJ, sob a orientação da Professora Shirley Peçanha.

Dra. Katia Teonia Costa de Azevedo
Cargo: Profa. Adjunta
Resumo do currículo
Linhas de Pesquisa: O Discurso Latino Clássico e Humanístico; Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica
Minibiografia: Professora de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas, do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (UFRJ) e do PROFLETRAS (UFRJ). Coordenadora da Especialização em Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mestrado e doutorado em Letras Clássicas pela mesma instituição. Coordena o Projeto de Extensão “Mitologando: Cultura Greco-Romana para crianças, jovens e adultos” (UFRJ) e atua como Pesquisadora Responsável pelo Grupo de Pesquisa FABULA: A recepção da Antiguidade Clássica na Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ/CNPq). É autora do livro “Mudas cinzas: Catulo e a poética do Luto” (1 edição: Arché, 2021 e 2 edição: Madamu, 2024), co-organizadora das coletâneas “Homoerotismo na Antiguidade Clássica” (2016) e “O feminino na literatura grega e latina” (2023), além de organizadora da obra “Educação, Ensino e os Estudos Clássicos” (2021). Foi vice-presidenta da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL) de 2019 a 2022 e representa a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) no grupo de trabalho de diversidade do Fórum de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA). Também é membra do Colegiado de Extensão da Faculdade de Letras (UFRJ), da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE). É cofundadora do coletivo feminista Filomela. Entre os temas de interesse a que se dedica destacam-se a recepção da antiguidade clássica, estudos de gênero, luto e ensino de línguas clássicas.
E-mail: katiateonia@letras.ufrj.br
Projeto de extensão: Mitologando: cultura greco-romana para crianças, jovens e adultos (site: www.mitologando.letras.ufrj.br
Grupo de pesquisa: FABULA: a recepção da Antiguidade na literatura infantil e juvenil (site: www.fabula.letras.ufrj.br)

Dr. Marcos José de Araújo Caldas
Cargo: Prof. Titular
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Religião e religiosidade no mundo antigo, economia e sociedade greco-romana, papirologia e epigrafia.
Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Possui graduação em Filosofia pela Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (1992), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Alte Geschichte História Antiga Multidisciplinar – Rheinische Friedrich Wilhelms Universität Bonn (2003). Atualmente é colaborador – MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ITAIPU e professor associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Grécia Arcaica e Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: história antiga e medieval, religião e política, língua, texto e história, filosofia e religião.Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ (PPHR), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ (PPGLC), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da UFRRJ (PPGPaCS) e research fellow (ricercatore) da Fondazione per le Scienze Religiose Giovanni XXIII, Bolonha, Itália(https://www.fscire.it/index.php/it/ricercatori/marcos-caldas/).

Dra. Maria Cristina Silva Martins
Cargo: Profa. Titular
Resumo do currículo
Possui graduação em Letras Licenciatura Português-Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). É professora associada do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFRGS, onde leciona latim e literatura latina. Atua em pesquisa, principalmente com os seguintes temas: latim clássico, latim tardio, latim medieval, filologia românica, filologia clássica e tradução comentada. Integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos de Tradução Olga Fedossejeva, do Instituto de Letras, UFRGS; Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional e LATIVM Latim e Estudos Diacrônicos, da Universidade Federal de Uberlândia. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.

Dr. Pedro Ribeiro Martins
Cargo: Prof. Adjunto
Resumo do currículo
Linha de Pesquisa: Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica / Modos e Tons do Discurso Grego
Pedro Martins é professor de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, doutor em Filologia Grega pela Universidade de Göttingen (Alemanha), mestre em
Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e bacharel em Ciências Sociais
pela Universidade de Brasília. É vice-líder do grupo de pesquisa Animalia sobre as relações entre humanos e animais na antiguidade. É vice-coordenador do projeto de extensão Anima-Mito. Atua no projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas no setor de grego. Tem interesse de pesquisa no estudo do vegetarianismo na antiguidade, nos estudos Humano-Animais, em crítica textual e em paleografia grega

Dr. Rainer Guggenberger
Cargo: Prof. Adjunto
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Elegia arcaica, Filosofia grega antiga, Recepção da poesia dos séculos VIII a V a.C. nas obras filosóficas do século IV a.C., Identidades e alteridades na Antiguidade, Tradução das obras menores de Xenofonte, Estudo das obras de Aristóteles, Plutarco e Epicteto.
Linha de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego; Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Minibiografia: É formado em Filosofia – Universität Wien (2010), em Italiano – Universität Wien (2012) e em Letras Clássicas pela Universidade de Viena (2013) com doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de Viena (2016). É professor de magistério superior de língua e literatura grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da mesma instituição como também nos grupos de pesquisa ATRIVM/UFMS, Crítica Textual da FBN, NEC-FBN e Hellenistica, todos registrados no CNPq. Tem ênfase em poesia arcaica, historiografia grega, filosofia antiga, recepção e instrumentalização de textos clássicos nos discursos literários da Antiguidade e da Época Moderna e, além disso, em literatura austríaca.

Dr. Ricardo de Souza Nogueira
Cargo: Prof. Associado
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Modos e Tons do Discurso Grego/ Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Linha de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego.
Fez Bacharelado (1993-1996) e Licenciatura (1997-1999) em Português-Grego, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Possui Mestrado em Letras Clássicas (1997-2002) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, na Linha de Pesquisa Modos e Tons do Discurso Grego. O Doutorado em Letras Clássicas (2006-2011) se deu pela mesma universidade, programa e Linha de Pesquisa, e foi concluído com a tese “As metáforas trágicas em ‘Persas’ de Ésquilo”. É Professor Associado de Língua e Literatura Grega da UFRJ (Departamento de Letras Clássicas) e, atualmente, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, orientando alunos de Graduação e Pós-Graduação nos Projetos de Pesquisa sob sua responsabilidade. É membro dos Grupos de Pesquisas DAG (Discurso na Antiguidade grega) e ATRIVM-UFRJ (Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade). Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ (novembro de 2015 a dezembro de 2019) e, atualmente, é Vice-coordenador desse mesmo Programa. É autor do livro “Persas de Ésquilo: Estudo sobre as metáforas trágicas, tradução e notas”, publicado em 2017 pela editora Annablume, e um dos organizadores e autores do livro “Líderes políticos da Antiguidade”, publicado em 2016 pela editora Desalinho. Atua na Área de Letras Clássicas, sobretudo, nos seguintes temas: Homero, Safo, filosofia pré-socrática, tragédia grega e Aristóteles.

Dra. Simone de O. G. Bondarczuk
Cargo: Profa. Adjunta
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Filosofia Antiga e a Escritura Platônica; A língua grega e seus dialetos; Recepção e Tradição dos Clássicos Gregos no Brasil; Literatura clássica na escola; Gêneros literários do corpus neotestamentário.
Linhas de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego; Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica.
Minibiografia: Professora de Língua e Literatura Grega do Departamento de Letras Clássicas e do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas (UFRJ). Possui licenciatura em Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Linguística (2005) e doutorado em Letras Clássicas pela mesma instituição (2017). Atua como membro pesquisador do programa de pesquisa PRAGMA/IFCS (CNPq), desde 2015, do Núcleo de Estudos Clássicos/FBN (CNPq), desde 2021, e do Grupo de Estudos Discurso & Gramática/FL (CNPQ), desde 2022. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Filosofia Grega. Coordena, junto com o professor Pedro Ribeiro Martins, o Laboratório de Tradução da Biblioteca de Fócio (NEC/FBN) e o projeto de extensão Anima-mito (UFRJ). Também é responsável pelo Acordo Específico de Cooperação Científico e Tecnológica, celebrado em 2018 e renovado em 2023, entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Università degli Studi di Bari Aldo Moro (UNIBA), que prevê intercâmbio de alunos e docentes.
E-mail: simonebondarczuk@letras.ufrj.br
Projeto de Extensão: Anima-mito.
Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Clássicos da Fundação Biblioteca Nacional (CNPq).

Dra. Tania Martins Santos
Cargo: Profa. Adjunta
Resumo do currículo
Temas de maior interesse: Prosa grega, teatro ático e oratória helênica.
Linha de Pesquisa: Modos e Tons do Discurso Grego.
Possui Licenciatura em Letras – Português/Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Bacharelado em Letras – Português/Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando nos seguintes temas: prosa clássica na Grécia Antiga e Tragédia e Comédia áticas. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas e orienta alunos de Graduação e Pós-Graduação em suas pesquisas, nos dois projetos de sua autoria, a saber, “Abordagem Temática da Prosa Clássica” e “Linguagem e Teatro”. Ambos os projetos estão inseridos no Grupo de Pesquisa DAG (Discurso na Antiguidade grega), pertencente ao grupo de professores de língua e literatura grega que atuam no Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas.