Professora Fernanda Lemos de Lima

Mestre e Doutora em Ciência da Literatura (UFRJ)

Professora Associada.

Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.

Sites e Links Importantes

• Curriculum Lattes

Emails:

Graduada em Letras - Português - Grego (UFRJ - 1993), mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (1997) e doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (2003), tendo realizado pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ (2014). Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuado no mestrado em Literatura Comparada e Teoria da Literatura, oferecendo disciplinas voltadas para as discussões a respeito da tragédia, do trágico e de sua permanência na arte e nas teorias. Na graduação, oferece disciplinas de Literaturas Clássicas, Literatura Grega e Língua grega e, na extensão, oferece cursos de grego moderno. Coordena o Projeto de Pesquisa "A tragédia e o trágico: reflexões filosófico-teóricas sobre o trágico suas transformações e sua permanência", além de desenvolver , no âmbito do programa Pró-ciência da UERJ, o projeto "Argumentação filosófico-teúrgico em Jâmblico de Calcis: tradução e leitura crítica de PerÌ Mysteríon".

• Neoplatonismo e sua permanência nas expressões de arte e de literatura pós-clássica.

• A tragédia e o trágico: suas reverberações ao longo do tempo.

• O modelos literários da antiguidade: permanência, adaptações e persistências na literatura e na arte.