Professor Rainer Guggenberger

Mestre e Doutor em Letras Clássicas (Grego) pela Universität Wien (Universidade de Viena)

Mestre em Línguas Neolatinas (Italiano) pela Universität Wien (Universidade de Viena)

Mestre em Filosofia pela Universität Wien (Universidade de Viena)

Possui doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de Viena (2016). Possui mestrado em Filosofia - Universität Wien (2010), mestrado em Italiano - Universität Wien (2012) e mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de Viena (2013). É professor de magistério superior de língua e literatura grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e no grupo de pesquisa ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade. Tem experiência na area de Letras Clássicas, com ênfase em língua e literatura gregas, filosofia antiga e recepção e instrumentalização de textos clássicos nos discursos literários da Antiguidade e da Época Moderna.

• Filosofia Antiga pré-helenística: sobretudo Anaximandro, Xenófanes, Heráclito, Parménides, Platão e Aristóteles

• Ilíada

• A recepção dos poetas gregos no século IV: sobretudo a forma e a função de citações e alusões.

• O modo da transmissão e da performance dos filósofos arcaicos.

• Romanos Melodos und sein Verhältnis zu weltlichen Autoritäten.Estudos Linguísticos e Literários, v. 55, p. 94-119, 2016;

• Der Primat des Hörens in der prähellenistischen Reflexion über die Tragödie. Zu Aristot. poet. 1462a: ἀναγινώσκειν als Hörerlebnis. In: Raimund Merker; Georg Danek; Elisabeth Klecker. (Org.). TRILOGIE. Epos - Drama - Epos. Festschrift für Herbert Bannert.1ed.Viena: Praesens, 2016, p. 183-211

• Sobre a função da Ilíada na gênese da Retórica de Aristóteles.Kalagatos - revista de filosofia (versão on-line), v. 10/20, p. 357-388, 2013

•  Die aristotelische Katharsis in der Theater- und Literaturwissenschaft. Interpretationen der Katharsis im deutschen Sprachraum und ihr Bezug auf Aristoteles.1. ed. Saarbrücken: Akademikerverlag, 2013.