Professor Álvaro Alfredo Bragança Júnior

Mestre em Filologia Românica e Doutor em Letras Clássicas pela UFRJ; Estágio Pós-Doutoral na Ruhr-Universität Bochum, Alemanha.

Professor Associado de Língua e Literaturas de Língua Alemã.

Departamento de Letras Anglo-Germânicas da UFRJ.

Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.

Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ.

Editor da revista Medievalis.

Coordenador Geral do NIELIM – Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literaturas da Idade Média.

Sites e Links Importantes

• NUMINA

Emails:

Endereço: Sala: D-43, bloco D, 3º andar,Faculdade de Letras.

Possui graduação ( Bacharelado e Licenciatura em Letras Português Alemão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986/1989), graduação ( Bacharelado e Licenciatura em Letras Português Latim) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989-1992), atualização em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de Freiburg, Alemanha (1989), mestrado em Linguística e Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e estágio pós-doutoral em História Medieval pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha, em 2001-2002. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotado no Setor de Alemão da UFRJ e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História, UFRJ, como também do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Letras da mesma universidade. É membro da Academia Brasileira de Filologia, do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da Universidade Federal Fluminense e membro fundador do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos das Literaturas da Idade Média (NIELIM), além de membro co-fundador e pesquisador permanente do GT "Estudos Medievais" da ANPOLL. É parecerista ad hoc da CAPES e Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Baixa Idade Média germanófona e latina, História Comparada, Literatura Medieval em alemão e Paremiologia Latina Medieval.

• Paremiologia latina medieval.

• Magia curativa no mundo alto medieval.

• biografia: Literatura medieval latina e germanófona

• O Corrector sive medicus (ou Corector Burchardi, ou ainda De Poenitentia, C.1000-1025) de Burcardo de Worms (C.965-1025): Apresentação e Tradução dos capítulos 1-4, além das 'Instruções' de Penitência 001 a 095.Signum, v. 17, p.266-309, 2016. (Co-autoria com Renan Marques Birro);

• As runas de Cristo – aspectos da conversão da Escandinávia Medieval na Idade Média Tardia. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 08, p.23-37, 2015;

• Scientia et ars em César e Vegécio: um pequeno confronto crítico. Revista Calíope,v. 2, Série 28, p. 79-94, 2014;

• Reflexiones de una mujer antes de Hildegarda – aspectos del martirio cristiano en la obra de Rosvita von Gandersheim. Mirabilia Journal, v. 16, p. 35-51, 2013. (Co-autoria com Christiane de Resende Marques);

• A rima como criação medieval - comentários linguísticos.In: SILVA, José Pereira da & NASCIMENTO, Luciana Marino do. Textos da Memória - A Memória das Textos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015, p. 76-89;

• A fraseologia medieval latina. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo, 2012. 183p.