Professora Fernanda Messeder Moura

Mestrado em Letras Clássicas (UFRJ) e Doutorado em Letras Clássicas (USP)

Professor Adjunto.

Departamento de Letras Clássicas da UFRJ.

Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ.

Sites e Links Importantes

• Curriculum Lattes

Emails:

Endereço: Sala: D-43, bloco D, 3º andar,Faculdade de Letras.

Doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, Mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Bacharel e licenciada em Letras (Português-Latim) pela mesma instituição, volta-se para a pesquisa da epopeia latina, com especial interesse em Estácio, da qual resultou sua tese de doutorado sobre a relação do apelo com a unidade épica da Tebaida. Volta-se igualmente para o estudo do teatro latino, sobretudo Sêneca, de quem traduziu a Fedra (2007). Está credenciada como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: "Estudos sobre o Teatro Antigo (GTA-USP)", "Entre gramática e retórica greco-latina (USP) e "Núcleo de Estudos Antigos e Medievais: Sociedade e Cultura na Antigüidade e na Idade Média (NEAM-UFMG)".

• Epopeia, teatro e lírica.

• MOURA, Fernanda Messeder. Goldschmidt, Nora. Shaggy Crowns: Ennius? Annales and Virgil?s Aeneid. Oxford; New York: Oxford University Press, 2013. 258pp. ISBN 978019968129 (resenha). Estudos Linguísticos e Literários, v. 55, p. 423-426, 2016.

• MOURA, Fernanda Messeder; NATIVIDADE, E. S. . Estácio, Silvas, 2.5. Nuntius Antiquus, v. 8.2-9.1, p. 251-256, 2013.

• MOURA, Fernanda Messeder. Hendecassílabos jocosos a Plócio Gripo (Estácio, Silvas, 4.9). Calíope (UFRJ), v. 25, p. 107-111, 2013.

• MOURA, Fernanda Messeder. Herrenschmidt, Clarisse. Les trois écritures. Langue, nombre, code. Bibliothèque des Sciences Humaines. Paris: Gallimard, 2007. 514 pp (resenha).. Letras Clássicas (USP), v. 8, p. 179-183, 2009.

• MOURA, Fernanda Messeder. VT LEO, MILES: o emprego do símile em Estácio, Siluae 2,5, em contraste com o símile épico na Tebaida e Aquileida. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 19, p. 57-70, 2009.

• MOURA, Fernanda Messeder. Para uma tradução em verso do dístico elegíaco: Propércio, I,14. Cadernos de Tradução (UFSC), v. XIX, p. 53-72, 2007.

• MOURA, Fernanda Messeder; NATIVIDADE, E. S. . Estácio, Silvas, V, 4: introdução, tradução e notas. Scripta Classica On-Line, v. 2, p. 186-190, 2006.

• MOURA, Fernanda Messeder. Velhice na antiguidade (resenha de Old age in the Roman world: a cultural and social history, de T. G. Parkin). Revista Mediações (UEL), Londrina - RS, v. 9, n.2, p. 275-276, 2004.

• MOURA, Fernanda Messeder. Fedro: fábulas. Tradução de Antônio Inácio de Mesquita Neves (resenha). Calíope (UFRJ), Rio de Janeiro: 7 Letras, v. 12, n.1, p. 117-120, 2004.

Livros:

• MOURA, Fernanda Messeder; CARRARA, Daniel Peluci . O espaço literário da Roma antiga. 1. ed. Belo Horizonte: Tessitura, 2010. v. 1. 530p .

• MOURA, Fernanda Messeder; CARRARA, Daniel Peluci . Fedra. 1. ed. São Paulo: Peixoto Neto, 2007. v. 1. 112p .