ATRIVM- Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade

Acesso ao Diretório de Grupos do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1767133514007526

Descrição:

O grupo ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade – foi formado em 2012 e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLC-UFRJ). É composto por pesquisadores (Veja Equipe) interessados em estudar as culturas da Antiguidade Clássica por meio de abordagens teóricas contemporâneas e a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que privilegie as interações entre as literaturas grega e romana, a história cultural, a filosofia e a arqueologia.

Dentre as atividades do grupo, destacamos as pesquisas realizadas pelos seus membros, a orientação dos discentes de Graduação e de Pós-Graduação, a participação em eventos científicos em que estes projetos são apresentados e debatidos, a organização de cursos de extensão, a organização de obras coletivas e o diálogo com outros grupos e no encontro anual, promovido pelo PPGLC-UFRJ.

Objetivos principais do grupo são o fomento à circulação das pesquisas entre as Instituições Federais de Ensino Superior em que atuam os diversos membros e a consolidação de uma instância acadêmica que congregue as pesquisas em Arqueologia, Letras, História e Filosofia.

Membros Efetivos

Anderson de Araujo Martins Esteves - Coordenador (UFRJ), Arlete Jose Mota (UFRJ), Deivid Valério Gaia (UFRJ), Fabio de Souza Lessa (UFRJ), Fábio Frohwein de Salles Moniz (UFRJ), Fernanda Lemos de Lima (UERJ), Rainer Guggenberger (UFRJ), Regina M. Bustamante (UFRJ) e Ricardo de Souza Nogueira (UFRJ).

Pesquisadores Colaboradores

Airton Brazil Pollini Junior (Université de Haute-Alsace), Alexandre dos Santos Rosa (UFRJ), Alexandre Santos de Moraes (UFF), Breno Battistin Sebastiani (USP), Claudia Beltrão da Rosa (UNIRIO), Carolina Kesser Barcellos Dias (UFPel), Daniel Barbo (UFAl), Eduardo Murtinho Braga Boechat (UnB), Fábio Faversani (UFOP), Fábio Vergara Cerqueira (UFPel), Francisco Marshall (UFRGS), Gabriele Cornelli (UnB), Gilvan Ventura (UFES), Maria Cecília Colombani (Universidad de Morón), Maria Regina Candido (UERJ), Maria Teresa Schettino (Université de Haute-Alsace), Marcos Caldas (UFRRJ), Mariano Spléndido (Universidad Nacional de La Plata), Mauri Furlan (UFSC), Matheus Trevizam (UFMG), Moisés Antiqueira (Unioeste), Priscila Gontijo Leite (UFPB), Sandra Boehringer (Université de Strasbourg),Semíramis Corsi (UFSM), Violaine Sebillote Cuchet (Université Paris 1).

Membros Discentes - Doutorandos

Arthur Rodrigues Pereira Santos (UFRJ),Braulio Costa Pereira (UFRJ),Bruna Moraes da Silva (UFRJ),Carlos Eduardo da Costa Campos (UERJ),Filipe Costa Pinheiro (UFRJ),Lucas Matheus Caminiti Amaya (UFRJ),Luis Filipe Bantim de Assumpção (UFRJ),Luiz Karol (UFRJ),Pedro da Silva Barbosa (UFRJ),Pedro Ivo Zaccur Leal (UERJ/UFRJ),Renan Moreira Junqueira (UFRJ),Renata Cardoso de Sousa (UFRJ) e Simone de Oliveira Goncalves Bondarczuk (UFRJ).

Membros Discentes - Mestrandos

Bruno Torres dos Santos (UFRJ), Carlos Eduardo da Silva dos Santos (UFRJ), Carlos Eduardo Schmitt (UFRJ), Estevão Andrade dos Santos (UFRJ), Filipe Costa Pinheiro (UFRJ), Hiasmin Peres Rodrigues (UFRJ), Leandro Cordeiro de Souza (UFRJ), Luciana Mourão Maio (UFRJ), Nathan Rodrigues da Silveira Murizine Branco (UFRJ), Ramon Alves Siqueira (UFRJ), Stéphanie Barros Madureira (UFRJ), Stefania Sansone Bosco Giglio (UFRJ), Vinícius Francisco Chichurra (UFRJ), Wagner Luiz da Silva (UFRJ) e Zildene de Souza (UFRJ).

Membros Discentes - Graduandos

Amanda Lemos Fontes (UFRJ), Amanda Reis dos Santos (UFRJ), Ana Caroline Paiva Lourenço (UFRJ), Carlos Robson Brito da Silva (UFRJ), Esther Marie Batista Reis (UFRJ), Fabiana Martins Nascimento (UFRJ), Fausto Ventura dos Santos (UFRJ), Ian Ferreira Bonze (UFRJ), Jonatas Dias (UFRJ), Jônatas Ferreira de Lima Souza (UFRJ), Lucas Marques Ribas (UFRJ), Luciana Lourenço Gomes (UFRJ), Marcelle Mayne Ribeiro da Silva (UFRJ), Maria Luiza Silva Patury e Souza (UFRJ), Mayan Rodrigues Melo Braga (UFRJ), Raphael da Graça Braga (UFRJ), Roodney Felix Borges (UFRJ), Vitor Lima de Oliveira (UFRJ), Vinícius Moretti Zavalis (UERJ) e Pontes de Mendonça (UFRJ).